• Home

    Uso Regular de Opioides Pode Impactar no Padrão de Dor Anginosa?

    06 de novembro de 2024

    um minuto de leitura

    Qual o Contexto?

    O uso contínuo de opioides pode alterar a percepção dos sintomas do infarto do miocárdio (IAM), levando ao reconhecimento tardio e ao atraso no tratamento. Este estudo, baseado em registros, mostrou que pacientes que usavam opioides cronicamente apresentaram menor frequência de dor torácica durante um infarto, o que pode afetar a identificação precoce do evento.

    Como o Estudo Foi Feito?

    O estudo avaliou chamadas telefônicas feitas para o Serviço de Emergência Médica de Copenhague, Dinamarca, entre 2014 e 2018. Foram comparados os sintomas de infarto do miocárdio e o tempo entre a ligação e a hospitalização de pacientes que faziam uso crônico de opioides e aqueles que não utilizavam opioides. Os resultados mostraram que a dor torácica foi significativamente menos prevalente entre os usuários crônicos de opioides. Além disso, o tempo entre a ligação e a hospitalização foi maior em pacientes que usavam opioides (p=0,006).

    Qual o Impacto na Prática?

    Este estudo destaca a importância de considerar o uso contínuo de opioides durante a triagem de emergência de pacientes com suspeita de infarto do miocárdio. Como esses pacientes podem apresentar dor torácica menos intensa ou ausente, os sintomas típicos do infarto podem não ser reconhecidos rapidamente, resultando em atrasos no atendimento de urgência e piorando os desfechos clínicos.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/uso-regular-de-opioides-pode-impactar-no-padrao-de-dor-anginosa


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.