Uso de Éster de Cetona Melhora Hemodinâmica de Pacientes com IC Fração de Ejeção Reduzida
03 de maio de 2024
um minuto de leitura
Um ensaio clínico, randomizado, cross-over e duplo-cego investigou o impacto do tratamento com éster de cetona (EC) em pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (IC-FER). A hipótese era que o EC poderia melhorar a hemodinâmica em repouso e durante o exercício, bem como a capacidade de exercício, baseando-se na preferência metabólica pelo corpo cetônico 3-hidroxibutirato como fonte de energia miocárdica na IC. Os resultados sugerem que o tratamento com EC pode oferecer benefícios significativos em pacientes com IC-FER, incluindo melhorias na hemodinâmica, volumes cardíacos e níveis de NT-proBNP.
24 pacientes receberam EC por 14 dias, seguido de um regime comparador isocalórico por 14 dias, com 4 doses diárias e um período de washout de 14 dias entre os tratamentos. Os resultados demonstraram que o EC aumentou o débito cardíaco em repouso e reduziu a pressão capilar pulmonar com melhorias mais pronunciadas após a administração de EC. Durante o exercício, o EC foi associado a uma pressão capilar pulmonar menor e a um débito cardíaco maior, especialmente em exercícios de baixa a moderada intensidade.
Esta descoberta pode ter implicações importantes futuras na prática clínica, destacando a modulação dos corpos cetônicos como uma estratégia terapêutica promissora para melhorar os resultados em pacientes com IC-FER. No entanto, estudos de maior amostragem e que avaliem desfechos clínicos são necessários para comprovar a eficácia e segurança do uso de EC nesse contexto clínico.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/uso-de-ester-de-cetona-melhora-hemodinamica-de-pacientes-com-ic-fracao-de-ejecao-reduzida
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.