Uso Crônico de Relaxantes Musculares é Benéfico em Dor Crônica?
15 de novembro de 2024
um minuto de leitura
As diretrizes mais restritivas para prescrição de opioides têm aumentado o uso de relaxantes musculares (RM) para o manejo de dor crônica. No entanto, a eficácia e segurança do uso prolongado desses medicamentos para diversas síndromes dolorosas ainda são pouco conhecidas. Esta revisão sistemática avaliou os benefícios e limitações dos RM para dor crônica, concluindo que eles podem ser mais eficazes em condições específicas, como neuralgia do trigêmeo, espasmos dolorosos, e dor cervical, mas não demonstraram benefícios adicionais para fibromialgia, dor lombar e cefaleias.
A revisão sistemática incluiu 44 estudos, sendo 30 ensaios clínicos randomizados (1314 participantes) e 14 estudos de coorte (1168 participantes), que avaliaram nove relaxantes musculares distintos para dor crônica, incluindo baclofeno, tizanidina e ciclobenzaprina. A maioria dos estudos teve duração curta (4-6 semanas). Os achados mostraram que RM podem ser mais eficazes que placebo para neuralgia do trigêmeo, espasmos dolorosos e dor cervical, mas foram ineficazes para dor lombar, fibromialgia e cefaleias, onde não superaram o placebo. Os efeitos adversos mais comuns foram sedação e boca seca, e os estudos apresentaram risco de viés de baixo a moderado.
Esta revisão sugere que o uso prolongado de RM deve ser restrito e direcionado para condições específicas onde há evidência de eficácia. Para dores crônicas sem resposta favorável, como dor lombar, fibromialgia e cefaleias, médicos devem considerar a redução ou interrupção, monitorando possíveis efeitos adversos e adotando uma abordagem multidisciplinar para o manejo da dor.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/uso-cronico-de-relaxantes-musculares-e-benefico-em-dor-cronica
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.