Uma Estratégia Liberal de Transfusão Melhora Desfechos na Injúria Cerebral Traumática?
12 de julho de 2024
um minuto de leitura
Em pacientes críticos com injúria cerebral traumática, ainda é incerto se uma estratégia liberal de transfusão de concentrado de hemácias tem impacto positivo. O estudo HEMOTION investigou essa questão e mostrou que, em pacientes críticos com injúria cerebral traumática e anemia, a estratégia liberal de transfusão de concentrado de hemácias não reduz o risco de desfechos neurológicos desfavoráveis em 6 meses.
Foram randomizados 736 pacientes com injúria cerebral traumática moderada a grave e anemia (Hb ≤ 10g/dl), na proporção 1:1, em dois grupos: 369 pacientes foram alocados no grupo que receberia estratégia liberal de transfusão de concentrado de hemácias e 367 no grupo que receberia estratégia restritiva. O desfecho primário foi a presença de desfecho neurológico desfavorável (sim ou não) em 6 meses, medido pela Escala de Desfecho de Glasgow Estendida. Os resultados mostraram que uma estratégia liberal de transfusão de concentrado de hemácias não reduziu o risco de desfechos neurológicos desfavoráveis em 6 meses, comparada à estratégia restritiva de transfusão.
O estudo HEMOTION reforça a recomendação na prática clínica de indicar a transfusão de concentrado de hemácias com parcimônia em pacientes críticos. Não há comprovação de benefício de uma estratégia liberal de transfusão, e além disso, essa abordagem pode expor os pacientes aos efeitos negativos da transfusão, como a lesão pulmonar aguda associada à transfusão. Portanto, a prescrição de transfusão em pacientes críticos deve ser feita com individualização e cautela.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/uma-estrategia-liberal-de-transfusao-melhora-desfechos-na-injuria-cerebral-traumatica
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.