• Home

    Tirzepatida Melhora Apneia do Sono?

    12 de julho de 2024

    2 minutos de leitura

    Qual o Contexto? 

    A apneia obstrutiva do sono aumenta o risco cardiovascular, e a obesidade é um importante fator de risco para essa condição. A tirzepatida é uma potencial opção de tratamento para ambas as condições. O estudo SURMOUNT-OSA demonstrou que a tirzepatida reduziu o índice apneia-hipopneia (IAH), peso corporal, pressão arterial sistólica e melhorou os desfechos relacionados ao sono relatados por pacientes obesos com apneia obstrutiva do sono.

    Como o Estudo Foi Feito? 

    Nestes dois estudos paralelos de fase 3, 234 pacientes com IMC ≥ 30 e IAH ≥ 15 eventos/hora, incapazes de usar CPAP, foram incluídos no trial 1. Outros 235 pacientes com IMC ≥ 30 e IAH ≥ 15 eventos/hora, que usaram CPAP por pelo menos 3 meses consecutivos, foram incluídos no trial 2. Em cada trial, os pacientes foram randomizados na proporção 1:1 para receber tirzepatida ou placebo. O desfecho primário em ambos os trials foi a mudança no IAH desde a avaliação inicial, com um follow-up de 52 semanas. Os resultados mostraram que, em ambos os perfis de pacientes (no trial 1 e 2), a tirzepatida reduziu o IAH, peso corporal, carga hipóxica, pressão arterial sistólica e melhorou os desfechos relacionados ao sono relatados pelos pacientes.

    Qual o Impacto na Prática? 

    O SURMOUNT-OSA é altamente relevante para a prática clínica, pois demonstrou que a tirzepatida pode melhorar significativamente duas condições clínicas modificáveis (apneia do sono e obesidade) que aumentam o risco cardiovascular, sem relatos de eventos adversos graves. Este estudo reforça a importância de incluir a tirzepatida no arsenal terapêutico para o tratamento de pacientes com obesidade.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/tirzepatida-melhora-apneia-do-sono


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.