Tirzepatida é Eficaz na Resolução de Esteato-Hepatite Associada à Disfunção Metabólica, Sem Piorar Fibrose
01 de julho de 2024
2 minutos de leitura
A esteato-hepatite associada à disfunção metabólica (MASH) consiste em acúmulo de gordura hepática, com ou sem fibrose, e leva a aumento de risco cardiovascular. O uso de agonistas do receptor GLP-1, inicialmente, foi eficaz na resolução da MASH, sem impacto sobre fibrose. Assim, realizou-se este estudo fase 2 que mostrou que a tirzepatida foi mais eficaz do que o placebo na resolução da MASH sem piora da fibrose em pacientes portadores da doença e com fibrose moderada a grave.
190 pacientes com IMC entre 27 e 50, com ou sem diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2, com MASH histologicamente confirmada e fibrose estágio 2 (F2) ou estágio 3 (F3) foram randomizados para receber tirzepatida subcutânea nas doses de 5 mg, 10 mg, 15 mg ou placebo, semanalmente, por 52 semanas. Todos os pacientes receberam aconselhamento nutricional e incentivo à atividade física. Seus resultados mostraram que, após 52 semanas, o percentual de pacientes com resolução da MASH sem piora da fibrose foi significativamente maior com todas as três doses de tirzepatida, quando comparado ao placebo, sem associação com elevada incidência de eventos adversos graves: a maioria dos eventos adversos foram gastrointestinais e de intensidade leve a moderada.
A tirzepatida foi eficaz na resolução da MASH, em pacientes com e sem diabetes mellitus tipo 2. No entanto, para incluí-la no tratamento desta doença serão necessários trials com maior número amostral e maior tempo de seguimento, com o objetivo de avaliar segurança e eficácia da medicação a longo prazo, bem como avaliar se a tirzepatida pode reduzir o risco de eventos adversos hepáticos maiores.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/tirzepatida-e-eficaz-na-resolucao-de-esteato-hepatite-associada-a-disfuncao-metabolica-sem-piorar-fibrose
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.