Tirofiban Melhora Desfechos em AVC Isquêmico?
28 de agosto de 2024
2 minutos de leitura
Evidências atuais apoiam o uso de terapia antiplaquetária em pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico agudo. No entanto, a deterioração neurológica permanece comum, apesar do regime antiplaquetário recomendado. Por isso, realizou-se este estudo randomizado, que mostrou que o tirofiban, um antiagregante plaquetário venoso, melhorou desfechos neurológicos sem elevar o risco de sangramento.
Foram incluídos 425 pacientes adultos com AVC isquêmico agudo não-cardioembólico, com até 24 horas desde o início dos sintomas e escore NIHSS entre 4 e 20. Os pacientes foram randomizados em dois grupos: 213 no grupo que recebeu tirofiban intravenoso e 212 no grupo que recebeu aspirina oral. O desfecho primário de eficácia foi a deterioração neurológica precoce (aumento do escore NIHSS ≥ 4 pontos) dentro de 72 horas após a randomização, e o desfecho primário de segurança foi a hemorragia intracerebral sintomática dentro do mesmo período. Os resultados mostraram que o desfecho primário de eficácia foi estatisticamente significativo em 4,2% dos pacientes no grupo que recebeu tirofiban e em 13,2% dos pacientes que receberam aspirina. Nenhum paciente do grupo tirofiban apresentou hemorragia intracerebral.
O estudo mostrou que um antiagregante venoso, disponível em nosso país, pode melhorar os desfechos neurológicos em pacientes com quadros de AVC leves, moderados e graves, o que tem grande relevância para a prática clínica. No entanto, ainda serão necessários estudos randomizados maiores, com um número amostral elevado e um longo tempo de seguimento, para comprovar a real eficácia e segurança da medicação no cenário estudado e sua inclusão no arsenal terapêutico do AVC isquêmico.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/tirofiban-melhora-desfechos-em-avc-isquemico
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.