• Home

    Tireoide: Personalização Genética Instiga Novos Tratamentos

    14 de outubro de 2024

    3 minutos de leitura

    Recife - PE, 13 de Outubro de 2024. O 36º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM 2024) trouxe importantes avanços na área de tireoide. Um dos destaques foi a apresentação de estudos que demonstram a possibilidade de personalizar os níveis de referência do hormônio estimulador da tireoide (TSH) com base em informações genéticas.

    De acordo com a Dra. Laura Ward, professora titular e chefe do laboratório de genética molecular do câncer da UNICAMP, uma metanálise com mais de 270 mil europeus, identificou variantes genéticas associadas à função tireoidiana. A partir dessas informações, foi possível criar um "score poligênico" que permite calcular intervalos de referência mais precisos para o TSH, individualizando o diagnóstico de hipotireoidismo e hipertireoidismo subclínicos. 

    "Estamos tratando a Doença de Graves com droga antitireoidiana em 80% dos casos e usando cada vez menos o iodo radioativo".

    Outro ponto relevante abordado no congresso foi o tratamento da esteato-hepatite não alcoólica (NASH). Estudos demonstraram que o resmetiron, um agonista seletivo do receptor do hormônio tireoidiano beta, pode melhorar a fibrose hepática e reduzir a progressão da doença. O fármaco já foi aprovado pelo FDA e mostrou resultados promissores em ensaios clínicos de fase 3.

    A Doença de Graves, uma doença autoimune que afeta a tireoide, também foi tema de diversas apresentações. Uma revisão sistemática e metanálise avaliou a eficácia de diferentes tratamentos para a Doença Ocular da Tireoide (DOT), uma complicação comum da Doença de Graves. Os resultados indicam que o corticoide em doses elevadas é mais eficaz para o tratamento da inflamação, enquanto o teprotumumab é uma opção para casos com diplopia e proptose. Além disso, o estudo demonstrou que existe uma janela terapêutica ideal para iniciar o tratamento da DOT, com maior eficácia quando iniciado nos primeiros seis meses.

    Impacto para a Comunidade Médica:

    As novidades apresentadas no CBEM 2024 têm o potencial de transformar a prática clínica em diversas áreas da endocrinologia. A personalização genética do diagnóstico de disfunção tireoidiana pode levar a um tratamento mais preciso e individualizado, evitando o diagnóstico de doenças que não existem e permitindo um acompanhamento mais adequado de pacientes com alterações subclínicas.

    O desenvolvimento de novas terapias para a NASH e a DOT representa um avanço significativo no tratamento dessas doenças, que podem evoluir para complicações graves como cirrose e cegueira. Além disso, o aumento do uso de drogas antitireoidianas para o tratamento da Doença de Graves indica uma mudança de paradigma no manejo dessa doença, com maior segurança e eficácia.

    Próximos Passos:

    Os pesquisadores envolvidos nesses estudos destacam a necessidade de realizar mais pesquisas para validar os resultados em diferentes populações e para desenvolver novas ferramentas de diagnóstico e tratamento. Além disso, a disponibilidade e o custo das novas terapias são desafios que precisam ser superados para que os pacientes tenham acesso a essas novidades.

    Em Resumo 

    A área de tireoide está em constante evolução, com novas descobertas e avanços que prometem melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A personalização genética, o desenvolvimento de novas drogas e a otimização dos tratamentos existentes são exemplos de como a pesquisa científica está transformando o cuidado com pacientes.

    Referências:

    • Kuś A, Sterenborg RBTM, Haug EB, Galesloot TE, Visser WE, Smit JWA, Bednarczuk T, Peeters RP, Åsvold BO, Teumer A, Medici M. Towards Personalized TSH Reference Ranges: A Genetic and Population-Based Approach in Three Independent Cohorts. Thyroid. 2024 Aug;34(8):969-979.
    • Harrison SA, Bedossa P, Guy CD, Schattenberg JM, Loomba R, Taub R, Labriola D, Moussa SE, Neff GW, Rinella ME, Anstee QM, Abdelmalek MF, Younossi Z, Baum SJ, Francque S, Charlton MR, Newsome PN, Lanthier N, Schiefke I, Mangia A, Pericàs JM, Patil R, Sanyal AJ, Noureddin M, Bansal MB, Alkhouri N, Castera L, Rudraraju M, Ratziu V; MAESTRO-NASH Investigators. A Phase 3, Randomized, Controlled Trial of Resmetirom in NASH with Liver Fibrosis. N Engl J Med. 2024 Feb 8;390(6):497-509.
    • Villagelin D, Cooper DS, Burch HB. A 2023 International Survey of Clinical Practice Patterns in the Management of Graves' Disease: A Decade of Change. J Clin Endocrinol Metab. 2024.
    • Alves Junior JM, Bernardo W, Villagelin D. "Effectiveness of Different Treatment Modalities in Initial and Chronic Phases of Thyroid Eye Disease: A Systematic Review with Meta-analysis". J Clin Endocrinol Metab. 2024 Jul 30:dgae526. doi: 10.1210/clinem/dgae526.

    Autor do conteúdo

    Caroline Pamponet


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/tireoide-personalizacao-genetica-instiga-novos-tratamentos


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.