Ticagrelor Adicionado à Aspirina em Diabéticos Reduz Complicações de Membros, mas Aumenta Sangramentos
31 de maio de 2024
um minuto de leitura
O estudo THEMIS avaliou o impacto da adição de ticagrelor à aspirina em pacientes com diabetes tipo 2 e aterosclerose, com foco particular naqueles com doença arterial periférica (DAP). Resultados revelam uma redução nos eventos adversos significativos nos membros, mas com um aumento observável no risco de sangramento.
No total, 19.220 pacientes foram randomizados para receber ticagrelor ou placebo junto com aspirina. 1.687 foram identificados com PAD no início do estudo. A presença de DAP foi definida por critérios clínicos, sem a obrigatoriedade de índices de pressão tornozelo-braquial. Os participantes foram acompanhados por uma média de três anos, durante os quais eventos de membros (isquemia aguda de membros, amputação e revascularização) e sangramentos foram registrados.Em comparação com o placebo, ticagrelor reduziu eventos de membros, com uma diferença estatisticamente significativa em reduções de revascularização e isquemia, enquanto o risco de eventos adversos cardiovasculares maiores (MACE) e o aumento no risco de sangramento foram consistentes independentemente da presença de DAP.
Os resultados indicam que o ticagrelor, quando adicionado à aspirina, diminui eventos adversos de membros em pacientes com diabetes e aterosclerose, embora com um aumento no risco de sangramento. Esta descoberta sugere que, em populações específicas com alto risco de complicações de membros, o benefício pode superar os riscos. Entretanto, a definição imprecisa de PAD no estudo ressalta a necessidade de medidas diagnósticas mais específicas, como o índice de pressão tornozelo-braquial, para melhor identificar pacientes que possam se beneficiar mais desta terapia.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/ticagrelor-adicionado-a-aspirina-em-diabeticos-reduz-complicacoes-de-membros-mas-aumenta-sangramentos
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.