TAVI Precoce é Superior em Estenose Aórtica Grave Assintomática?
21 de novembro de 2024
um minuto de leitura
Qual o Contexto?
Existem poucos ensaios clínicos randomizados que examinam o impacto de uma intervenção precoce com substituição transcateter da válvula aórtica (TAVI) em pacientes com estenose aórtica grave assintomática. Este estudo randomizado buscou preencher essa lacuna e mostrou que, para esse perfil de pacientes, a estratégia de TAVI precoce resultou em melhores desfechos cardiovasculares em comparação com a vigilância clínica.
Como o Estudo Foi Feito?
Foram incluídos 901 pacientes com idade ≥ 65 anos, estenose aórtica grave assintomática e função ventricular esquerda preservada (≥ 50%), randomizados em dois grupos: 455 para receber TAVI e 446 para seguimento com vigilância clínica. O desfecho primário foi uma composição de morte, acidente vascular encefálico ou hospitalização não planejada por causas cardiovasculares. O evento primário ocorreu em 26,8% dos pacientes submetidos à TAVI e em 45,3% dos pacientes do grupo de vigilância (p<0,001). Em um seguimento médio de 3,8 anos, 87% dos pacientes do grupo de vigilância necessitaram de intervenção valvar aórtica.
Qual o Impacto na Prática?
Este estudo fortalece as recomendações de guidelines atuais, sugerindo que, em pacientes com estenose aórtica grave assintomática e idade avançada, a TAVI precoce, uma abordagem minimamente invasiva, pode melhorar desfechos cardiovasculares e qualidade de vida. A indicação precoce de TAVI deve, portanto, ser considerada para esse perfil de pacientes, com benefícios clínicos evidentes.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/tavi-precoce-e-superior-em-estenose-aortica-grave-assintomatica
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.