Survodutida Pode Melhorar Desfechos em MASH?
23 de agosto de 2024
2 minutos de leitura
A disfunção metabólica associada à esteato-hepatite metabólica (MASH) pode gerar elevada morbimortalidade. Acredita-se que o tratamento dessa condição com agonistas duplos do receptor GLP-1 e do glucagon (como a survodutida) possa ser mais eficaz do que aquele feito com agonistas apenas do receptor GLP-1. Por isso, foi realizado este estudo de fase 2, que mostrou que a survodutida foi superior ao placebo na melhoria da MASH, sem piora da fibrose.
Neste estudo, 293 pacientes com MASH confirmada por biópsia e fibrose (estágios 1 a 3) foram randomizados para receber injeções semanais subcutâneas de survodutida nas doses de 2,4 mg, 4,8 mg ou 6 mg, ou placebo. O estudo teve duas fases: uma fase de escalonamento rápido da dose, que durou 24 semanas, seguida por uma fase de manutenção, também com 24 semanas de duração. O desfecho primário era a melhora histológica (redução) da MASH, sem piora da fibrose. Os resultados mostraram que o desfecho primário foi estatisticamente significativo e ocorreu em 47% dos pacientes que usaram a dose de 2,4 mg de survodutida, 62% dos que usaram a dose de 4,8 mg e 43% dos que usaram 6 mg, em comparação a 14% no grupo que recebeu placebo. Eventos adversos foram mais frequentes com o uso de survodutida, incluindo náuseas, diarreia e vômitos.
O estudo foi relevante, pois demonstrou que uma medicação com boa comodidade posológica pode melhorar a MASH, sem piora da fibrose, o que pode ajudar a frear a deterioração hepática dos pacientes. Apesar dos resultados promissores, ainda são necessárias mais informações sobre a eficácia e segurança da survodutida no perfil de pacientes estudado, que serão fornecidas por outros estudos randomizados de fase 3. Somente assim será possível considerar a inclusão dessa medicação no arsenal terapêutico para o tratamento da MASH.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/survodutida-pode-melhorar-desfechos-em-mash
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.