Suplementação com Extrato de Folha de Oliveira Melhora Sintomas Pós-Menopausa
13 de março de 2025
5 minutos de leitura
A suplementação diária de extrato de folha de oliveira (EFO) por 12 semanas melhora os sintomas da menopausa em comparação ao placebo?
Com o aumento da expectativa de vida, as mulheres passam cerca de 1/3 da vida no período pós-menopausa, enfrentando sintomas que variam de intensidade. Dentre os mais comuns estão: fogachos, insônia, mudanças de humor, ressecamento vaginal, infecções urinárias recorrentes, alterações na composição corporal, perda de massa óssea, redução do desejo sexual e dores articulares, comprometendo a qualidade de vida. Embora a terapia de reposição hormonal (TRH) seja o tratamento com melhor evidência, muitas mulheres têm contraindicações ou optam por não realizá-la, destacando a necessidade de alternativas não hormonais. Nesse contexto, fitoestrógenos, compostos vegetais semelhantes ao 17-β-estradiol, têm sido estudados. Este trabalho avaliou a eficácia da oleuropeína, o polifenol mais abundante nas folhas de oliveira (Olea europaea), como uma possível opção para alívio dos sintomas da menopausa.
Ensaio clínico randomizado
Centro único (Universidade de Maastricht, Países Baixos)
Duplo-cego
Controlado por placebo
Randomização 1:1 por cronograma gerado por computador e realizado por um pesquisador independente.
Tempo de intervenção: 12 semanas
Com um poder estatístico de 0,90, um alfa bilateral de 0,05 e um tamanho de efeito padronizado de 0,91 (para demonstrar o desfecho de mudança de massa livre de gordura entre os grupos), estimou-se a necessidade de pelo menos 54 participantes. Para compensar uma taxa de desistência esperada de 15% durante a intervenção, foi determinado que pelo menos 64 participantes deveriam ser recrutados.
Mulheres pós menopausadas saudáveis incluídas entre janeiro de 2023 e maio de 2024
Idade entre 47-70 anos
IMC < 35 kg/m2
Uso de TRH em 3 meses antes do início do estudo
Uso de antibióticos e/ou suplementos (como polivitamínicos, anti-oxidantes, isoflavona) em 3 meses antes do início do estudo, à exceção de cálcio e vitamina D que foram permitidos
Tabagismo
Ingesta de álcool (> 20 unidades/semana) ou drogas
Histórico de câncer de mama
Presença de materiais metálicos pelo corpo
Bypass gástrico
Suplementação com extrato de folha de oliveira (EFO) por 12 semanas: 1 cápsula de 250 mg/dia de EFO, padronizada para conter 40% de oleuropeína, fornecendo 100 mg de oleuropeína por dia.
Suplementação com placebo por 12 semanas: celulose 250 mg/dia
3 avaliações (basal, após 6 e 12 semanas) pela manhã, em jejum
Os participantes foram orientados a manter seus hábitos alimentares habituais e a evitar atividades físicas intensas e o consumo de álcool no dia anterior a cada visita.
Primário: diferença dos sintomas da menopausa, avaliada pelo questionário Menopause-Specific Quality of Life (MENQoL) entre os grupos após 12 semanas de intervenção.
MENQoL mede a qualidade de vida relacionada aos sintomas da menopausa, abrangendo domínios vasomotores, psicossociais, físicos e sexuais.
Secundários: incluíram alterações na composição corporal avaliada por densitometria óssea; força de preensão manual e perfil lipídico.
MasculinoFeminino
Total: 60 participantes
Grupo EFO (n= 29) x Placebo (n=31)
Idade (anos): 58,4 × 59,8
Altura (cm): 165,5 × 165,2
Peso (kg): 68,5 × 70,8
IMC (kg/m²): 24,9 × 25,9
Após 12 semanas de suplementação, o escore geral do questionário MENQoL, que foi o desfecho primário do estudo, apresentou uma melhora significativa no grupo que recebeu extrato de folha de oliveira (EFO) em comparação ao placebo (p = 0,027).
Na análise dos domínios individuais do MENQoL (vasomotor, psicossocial, físico e sexual), não foram observadas diferenças significativas entre os grupos. No entanto, ao considerar a interação tempo x tratamento, houve uma tendência de melhora no domínio físico no grupo EFO (p = 0,058).
Quanto à avaliação da composição corporal através da DEXA, não houve diferença significativa em massa de gordura, percentual de gordura corporal, massa livre de gordura e gordura visceral.
Já em relação à densidade mineral óssea (DMO), houve aumento no braço direito no grupo EFO em relação ao placebo (p = 0,019) com ganho de 0.017 IC95% (0,003- 0,030) e uma tendência de incremento nas costelas direitas (p = 0,055), mas não foram observadas outras diferenças significativas.
Não houve diferença entre os grupos em relação a força muscular avaliada pela força de preensão manual.
Em relação ao perfil lipídico, houve redução nos triglicerídeos (TG) e na relação TG/HDL-c com (p = 0,010; p = 0,029) respectivamente no grupo EFO em relação ao placebo. Já os níveis de colesterol total, HDL-c e LDL-c não apresentaram diferenças significativas.
A suplementação com EFO foi bem tolerada, sem eventos adversos graves relatados durante o estudo.
A suplementação diária com extrato de folha de oliveira (EFO) por 12 semanas resultou em uma melhora significativa dos sintomas da menopausa, conforme demonstrado pelo escore geral do questionário MENQoL, em comparação ao placebo.
Desenho do estudo ser randomizado, duplo-cego e controlado por placebo
Exploração do efeito do EFO nos sintomas pós-menopausa utilizando o questionário de qualidade de vida validado nessa população
Tentou-se reduzir viéses com orientações relacionadas a mudanças no estilo de vida que poderiam impactar os resultados
Baixa taxa de desistência com apenas 2 participantes descontinuando o estudo
Tamanho amostral dentro do planejado
Ausência de representação de mulheres com sintomas graves
Tempo curto de duração do estudo
Centro único e amostra pequena limitada a generalização
Falta de avaliação de outros parâmetros metabólicos como pressão arterial e glicemia.
Não avaliou níveis de estrogênio ou outros hormônios para correlacionar os efeitos da suplementação com alterações fisiológicas diretas.
Autor do conteúdo
Isabelle Magalhães
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/suplementacao-com-extrato-de-folha-de-oliveira-melhora-sintomas-pos-menopausa
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.