Sistemas de Alerta para Sepse Melhoram Desfechos Clínicos!
19 de agosto de 2024
2 minutos de leitura
A detecção precoce e o manejo adequado da sepse são cruciais para a sobrevivência do paciente. As emergências desempenham um papel fundamental nesse processo, mas enfrentam desafios significativos na resposta eficaz à sepse devido ao grande volume de pacientes. Esta revisão sistemática demonstrou que os sistemas de alerta para sepse nas emergências estão associados a melhores desfechos clínicos, além de uma maior adesão aos protocolos de tratamento da sepse.
Foi realizada uma busca detalhada no PUBMED, EMBASE, Web of Science e Cochrane Library, abrangendo o período de janeiro de 2004 até novembro de 2023. Foram avaliados estudos que analisaram sistemas de alerta para sepse desenvolvidos para departamentos de emergência destinados a adultos. Os principais desfechos incluíram mortalidade, admissão em Unidade de Terapia Intensiva, tempo de permanência hospitalar e adesão ao bundle de sepse. Os resultados, baseados em 22 estudos envolvendo 19.580 pacientes, mostraram que o uso de sistemas de alerta para sepse resultou na redução do risco de mortalidade, menor tempo de internação hospitalar e melhor adesão aos componentes do bundle de sepse, especialmente em termos de menor tempo para administração de fluidos, hemocultura, administração de antibióticos e mensuração de lactato.
Esta revisão sistemática reforça a importância do que já é corretamente implementado em muitos centros hospitalares: em setores com alta circulação de pacientes, é essencial a existência de um protocolo para sepse. Isso permite que os profissionais considerem esse diagnóstico com frequência e, em caso de confirmação de sepse, iniciem o tratamento adequado com a rapidez necessária, pois, como se sabe, nos casos de sepse, tempo é vida!
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/sistemas-de-alerta-para-sepse-melhoram-desfechos-clinicos
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.