Síndrome de Sjogren Primária: Combinação de US, RM e Sialografia tem Alta Precisão para Resultado de Biópsia de Glândulas Salivares
06 de maio de 2024
2 minutos de leitura
Um estudo investigou a eficácia da combinação de ultrassonografia das glândulas salivares (USGS), ressonância magnética (RM) e sialografia por ressonância magnética (SRM) na previsão dos resultados da biópsia das glândulas salivares labiais (BGSL) em pacientes com suspeita de síndrome de Sjögren primária (SSp). O modelo apresentou índice de concordância de 0,94 indicando excelente capacidade discriminativa em distinguir entre pacientes com resultados positivos e negativos de BGSL.
181 pacientes com suspeita de SSp, foram divididos em conjuntos para treinamento (n = 120) e validação (n = 61). A análise multivariada revelou os fatores de risco significativos, enquanto os modelos de previsão de nomograma foram construídos com base nos dados de USGS, RM e SRM. Os resultados revelaram que os escores de USGS, RM e SRM foram significantemente mais altos no grupo BGSL + (em que a BGSL foi confirmada) em comparação com o grupo BGSL − (em que a BGSL foi descartada), com valores preditivos positivos (VPP) notáveis de 91% para USGS e 82% para RM e SRM.
A BGSL é um procedimento valioso para o diagnóstico de SSp, no entanto trata-se de um procedimento invasivo e que não é amplamente disponível. Portanto, este estudo oferece uma abordagem promissora de ferramenta não-invasiva para a tomada de decisão clínica. A integração de USGS, RM e SRM em um modelo de nomograma robusto pode ajudar a identificar pacientes que se beneficiaram da realização da LSGB, otimizando o manejo e o tratamento da SSp. Portanto, mais pesquisas são necessárias para validar e padronizar resultados e limites de corte para aplicabilidade clínica.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/sindrome-de-sjogren-primaria-combinacao-de-us-rm-e-sialografia-tem-alta-precisao-para-resultado-de-biopsia-de-glandulas-salivares
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.