Selexipague em Vasculopatia Digital por Esclerose Sistêmica
25 de outubro de 2024
2 minutos de leitura
Fenômeno de Raynaud e úlceras digitais são os principais sinais de vasculopatia digital em pacientes com esclerose sistêmica (ES), mas ainda não existem tratamentos efetivos para essas condições. Assim, foi realizado este estudo, que mostrou que o selexipague, um agonista oral da prostaciclina aprovado para o tratamento de hipertensão arterial pulmonar relacionada à ES, foi eficaz no tratamento da vasculopatia digital associada à ES durante 1 ano de administração.
Selexipague foi administrado em 8 pacientes com vasculopatia digital grave refratária relacionada à ES ou com contraindicações a outras terapias vasoativas. Cada paciente foi avaliado na seleção inicial e após 3, 6 e 12 meses. Desfechos clínicos relacionados ao fenômeno de Raynaud e úlceras digitais foram avaliados de acordo com o escore cutâneo Rodnan dos dedos e a perfusão digital, por meio do laser speckle contrast analysis (LASCA). Após 12 meses de tratamento com selexipague, o número de episódios diários e o tempo médio de duração do fenômeno de Raynaud foram significativamente menores (p<0,001 e p=0,01, respectivamente). Todos os pacientes alcançaram a resolução completa das úlceras digitais em 6 meses (p=0,03). Além disso, o LASCA revelou um aumento importante da perfusão digital total (p=0,004).
Os resultados do estudo sugerem que o uso do selexipague está associado a uma melhora significativa nos desfechos de pacientes com vasculopatia digital relacionada à ES. Portanto, os dados do estudo encorajam ensaios de maior número amostral, randomizados e controlados, que avaliem a eficácia da medicação na vasculopatia digital relacionada à ES. Atualmente, a medicação é aprovada pelo FDA e Anvisa apenas para o tratamento de hipertensão arterial pulmonar relacionada à ES.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/selexipague-em-vasculopatia-digital-por-esclerose-sistemica
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.