Resveratrol Pode Reduzir Crescimento Aórtico em Marfan?
12 de fevereiro de 2025
2 minutos de leitura
O resveratrol, um suplemento dietético que influencia o metabolismo celular, demonstrou reduzir a taxa de crescimento aórtico em modelos animais com síndrome de Marfan (SM). No entanto, sua eficácia em humanos ainda não foi testada. Este ensaio clínico multicêntrico, aberto e de braço único analisou o efeito do resveratrol em adultos entre 18 e 50 anos com SM, sugerindo que o tratamento por um ano pode estabilizar a taxa de crescimento da aorta.
Foram incluídos 57 pacientes com SM, dos quais 46% já haviam sido submetidos à substituição da raiz aórtica antes do estudo. O desfecho primário foi a variação na taxa de crescimento aórtico anual, estimada em cinco pontos da aorta torácica, utilizando um modelo linear misto. Os diâmetros das raízes aórticas permaneceram estáveis e houve uma tendência à redução na taxa de crescimento da raiz da aorta (de 0,39±0,06 mm/ano para -0,13±0,23 mm/ano, p=0,072), da aorta ascendente (de 0,40±0,05 mm/ano para -0,01±0,18 mm/ano, p=0,072) e da aorta descendente distal (de 0,32±0,04 mm/ano para 0,01±0,14 mm/ano, p=0,072).
Embora o estudo sugira um possível efeito do resveratrol na estabilização do crescimento aórtico, a ausência de significância estatística impede qualquer conclusão definitiva. Além disso, o pequeno tamanho da amostra, o curto período de seguimento e o fato de quase metade dos participantes já ter passado por cirurgia aórtica prévia limitam a validade externa dos achados. Assim, não há evidência suficiente para recomendar o resveratrol como tratamento para retardar a dilatação aórtica na SM.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/resveratrol-pode-reduzir-crescimento-aortico-em-marfan
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.