• Home

    Quais Marcadores Definem Risco Cardiovascular Muito Alto?

    21 de agosto de 2024

    2 minutos de leitura

    Qual o Contexto? 

    Embora o escore de cálcio coronariano (CAC) ≥ 1000 seja um limiar de aterosclerose subclínica que justifica a consideração de terapia hipolipemiante combinada, a diferenciação entre risco alto e muito alto de doença cardiovascular aterosclerótica nesses pacientes não está bem definida. Para abordar essa questão, foi realizado este estudo avaliando pacientes do CAC Consortium, que mostrou que a presença de diabetes e calcificação grave no tronco da coronária esquerda (TCE) são marcadores de risco cardiovascular muito alto entre pacientes assintomáticos com CAC ≥ 1000.

    Como o Estudo Foi Feito? 

    Foram avaliados 2246 pacientes assintomáticos, com CAC ≥ 1000 e sem doença aterosclerótica cardiovascular (DCVA) prévia, do CAC Consortium, uma coorte observacional multicêntrica de pacientes selecionados entre 1991 e 2010. As taxas brutas de mortalidade por DCVA foram comparadas com as relatadas para pacientes de ensaios de prevenção secundária, classificados como de risco muito alto. Diabetes e a calcificação grave no tronco da coronária esquerda foram associadas com significância estatística à mortalidade por doença cardiovascular aterosclerótica, com aumento no risco de até 3,5 vezes. Os resultados mostraram que a mortalidade cardiovascular por 100 pessoas-ano para todos os pacientes foi de 0,8, enquanto taxas mais elevadas foram observadas para diabéticos (1,4), para pacientes com calcificação grave no TCE (1,3), e para a combinação de diabetes e calcificação grave no TCE (7,1).

    Qual o Impacto na Prática? 

    Esta avaliação possui forte impacto na prática clínica, pois, ao identificar que pacientes assintomáticos com CAC ≥ 1000, diabetes, calcificação grave no TCE ou a combinação de ambos apresentam risco cardiovascular muito alto, é possível adotar medidas preventivas mais precoces e intensivas. Isso inclui o ajuste de terapia hipolipemiante combinada, intensificação de atividade física e controle glicêmico adequado.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/quais-marcadores-definem-risco-cardiovascular-muito-alto


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.