Pontos-chave da Diretriz de Manejo Cardiovascular Perioperatório 2024 AHA/ACC
06 de novembro de 2024
um minuto de leitura
Em setembro de 2024, a AHA/ACC publicou uma nova diretriz para o manejo do risco cardiovascular em cirurgias não-cardíacas. Essa diretriz é especialmente relevante, pois pacientes com doenças cardíacas apresentam risco cirúrgico elevado. A seguir, destacam-se as principais recomendações dessa nova diretriz.
O teste de esforço pré-operatório deve ser realizado apenas em pacientes selecionados, incluindo aqueles com capacidade funcional baixa ou desconhecida, e com risco elevado de eventos perioperatórios, com base em ferramenta de risco validada (deve ser considerado).
Inibidores do SGLT2, prescritos para insuficiência cardíaca e/ou diabetes, devem ser interrompidos 3-4 dias antes da cirurgia planejada para reduzir o risco de acidose metabólica perioperatória (recomendação forte).
Em pacientes com alto risco trombótico, incluindo aqueles com válvulas mitrais mecânicas, trombo ventricular esquerdo nos últimos 3 meses e fibrilação atrial (FA) com acidente vascular cerebral recente, a ponte com heparina ou heparina de baixo peso molecular pode reduzir o risco tromboembólico (deve ser considerado).
A nova diretriz fornece orientações práticas importantes, como evitar o teste de esforço pré-operatório de rotina, ajustar o uso de inibidores de SGLT2 antes da cirurgia e considerar a ponte com heparina em pacientes com alto risco trombótico. Essas recomendações visam melhorar a segurança perioperatória e pós-operatória de pacientes cardiopatas.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/pontos-chave-da-diretriz-de-manejo-cardiovascular-perioperatorio-2024-ahaacc
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.