Personalização de Meta de Oxigênio na UTI Reduz a Mortalidade?
10 de maio de 2024
um minuto de leitura
Um estudo investigou se ajustar individualmente as metas de saturação de oxigênio (SpO2) em pacientes sob ventilação mecânica pode melhorar as taxas de sobrevida. Utilizando algoritmos de machine-learning, resultados sugerem que alvos personalizados de SpO2 podem diminuir significativamente a mortalidade em pacientes críticos.
Um modelo de machine-learning previu o impacto de diferentes alvos de SpO2 baseados nas condições clínicas dos pacientes. Esse modelo foi criado durante o estudo PILOT nos EUA com 1.682 pacientes e validado no estudo ICU-ROX na Austrália e Nova Zelândia com 965 pacientes. Pacientes com lesões cerebrais agudas se beneficiaram de metas mais baixas de SpO2, enquanto aqueles com sepse mostraram melhores resultados com metas mais altas. O modelo previu que a personalização das metas poderia reduzir a mortalidade global em até 6.4%.
A personalização das metas de SpO2, adaptada às necessidades clínicas específicas de cada paciente desafia a prática convencional de definir alvos universais para todos os pacientes sob ventilação mecânica. No entanto, ensaios clínicos prospectivos que avaliem diferentes metas de acordo com a situação clínica são necessários para comprovar essa tese.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/personalizacao-de-meta-de-oxigenio-na-uti-reduz-a-mortalidade
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.