Pequenas Doses de Álcool Também Aumentam a Pressão Arterial: Um Efeito Sem Limiar?
26 de agosto de 2024
um minuto de leitura
O consumo de álcool pode elevar a pressão arterial, mas os detalhes dessa relação ainda não são totalmente claros. Para esclarecer essa questão, foi realizada uma busca sistemática de estudos longitudinais, que mostrou que a associação entre o consumo de álcool e a pressão arterial sistólica é direta e linear, sem evidência de um limiar para essa associação.
Foi realizada uma busca sistemática de estudos longitudinais, que incluíram adultos saudáveis e relataram a associação entre ingestão de álcool e pressão arterial. Sete estudos, totalizando 19.548 pacientes, com um tempo médio de acompanhamento de 5,3 anos, foram incluídos na análise. Os desfechos avaliados foram as diferenças médias, ao longo do tempo, da pressão arterial sistólica e diastólica, plotadas de acordo com a ingestão basal de álcool. Os resultados mostraram que a pressão arterial sistólica média era 1,25 mmHg e 4,90 mmHg mais alta para doses de 12 ou 48 gramas de álcool por dia, respectivamente, em comparação com a ausência de consumo de álcool. As diferenças correspondentes para a pressão arterial diastólica eram de 1,14 mmHg e 3,10 mmHg.
Esta análise reforça a recomendação já estabelecida na prática clínica de que não existe uma dose segura de álcool. Além de elevar a pressão arterial sistólica, como evidenciado nesta revisão sistemática, o consumo de álcool também pode causar lesões hepáticas e ganho de peso a longo prazo. Dessa forma, o consumo de álcool deve ser desestimulado entre a população em geral.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/pequenas-doses-de-alcool-tambem-aumentam-a-pressao-arterial-um-efeito-sem-limiar
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.