Patiromer é Eficaz no Manejo de Hipercalemia em Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Reduzida
30 de outubro de 2024
um minuto de leitura
Em pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER), é frequente o uso de doses subótimas de antagonistas do receptor mineralocorticoide (ARM), devido ao risco de hipercalemia. Isso poderia ser mitigado pelo uso de ligantes de potássio, como o patiromer. Por isso, foi realizada esta análise pré-especificada do estudo de fase 3 DIAMOND, que mostrou que, em pacientes com ICFER e hipercalemia atual, o uso de patiromer ajuda a manter os níveis de potássio, possibilitando o alcance das doses-alvo de ARM.
Pacientes com ICFER e hipercalemia atual ou prévia (dentro de 1 ano antes da seleção) foram incluídos em uma fase de “run-in” de otimização de drogas inibidoras do sistema renina-angiotensina-aldosterona, enquanto recebiam tratamento com patiromer. Posteriormente, foram randomizados para continuar com o patiromer ou utilizar placebo. O tempo médio de seguimento foi de 27 semanas. Os resultados mostraram que o patiromer foi mais eficaz do que o placebo em manter os pacientes com ARM em dose-alvo, especialmente aqueles com hipercalemia atual, quando comparados àqueles com hipercalemia prévia (p=0,031).
O estudo tem grande relevância para a prática clínica, pois o uso de ligantes de potássio, como o patiromer, em pacientes com ICFER e hipercalemia atual, pode remover a hipercalemia como uma barreira para a otimização até as doses-alvo de ARM. Essa classe de medicamentos é importante e tem impacto na redução da mortalidade no perfil de pacientes avaliado.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/patiromer-e-eficaz-no-manejo-de-hipercalemia-em-insuficiencia-cardiaca-com-fracao-de-ejecao-reduzida
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.