Paracetamol Intravenoso Reduz Disfunção Orgânica na Sepse?
17 de junho de 2024
2 minutos de leitura
Na sepse, as hemácias morrem em taxas anormalmente altas, liberando a chamada "hemoglobina livre de células" no sangue e esse excesso de hemoglobina pode levar a danos orgânicos. Por outro lado, dados limitados sugerem que o acetaminofeno (paracetamol) pode bloquear os efeitos nocivos da hemoglobina livre de células. Portanto, o ensaio clínico ASTER, investigou se o acetaminofeno intravenoso poderia aumentar o número de dias vivos e livres de suporte orgânico em pacientes com sepse. Embora o acetaminofeno tenha mostrado ser seguro, o estudo não encontrou diferença significativa no desfecho primário entre grupos acetaminofeno e placebo.
447 adultos com sepse e disfunção respiratória ou circulatória foram randomizados para receber 1 g de acetaminofeno intravenoso a cada 6 horas ou placebo por 5 dias. Os resultados mostraram que o acetaminofeno foi seguro, mas o número de dias vivos e livres de suporte de órgãos até o dia 28 não foi significativamente diferente entre os grupos. As pontuações totais, respiratórias e de coagulação do SOFA foram significativamente mais baixas nos dias 2 a 4 no grupo do paracetamol, assim como a taxa de desenvolvimento de síndrome do desconforto respiratório agudo dentro de 7 dias.
Embora o acetaminofeno não tenha aumentado dias vivos e livres de suporte, parece que existe benefício na diminuição do risco de lesão orgânica e desenvolvimento da síndrome do desconforto respiratório agudo. Portanto, mais pesquisas são necessárias para descobrir e validar se o uso de acetaminofeno intravenoso é de fato benéfico na sepse, em quais situações e para quais perfis de paciente.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/paracetamol-intravenoso-reduz-disfuncao-organica-na-sepse
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.