• Home

    Pacientes com Artrite Reumatoide Têm Mais AVCs e Recebem Menos Anticoagulação

    11 de outubro de 2024

    um minuto de leitura

    Qual o Contexto?

    Pacientes com artrite reumatoide (AR) têm risco elevado de doenças cardiovasculares, incluindo fibrilação atrial (FA). Contudo, o impacto da AR sobre o risco de acidente vascular cerebral isquêmico (AVC) no contexto da FA ainda é incerto. Esta coorte retrospectiva mostrou que pacientes com AR e FA apresentam maior risco de AVC em comparação com aqueles que têm FA, mas sem AR.

    Como o Estudo Foi Feito?

    Foram avaliadas as incidências cumulativas e a hazard ratio de AVC após o primeiro diagnóstico de FA em pacientes do Registro Nacional Norwegian Cardio-Rheuma, que incluiu 2.750 indivíduos com AR e 158.879 sem AR, entre 2010 e 2017. A incidência cumulativa não ajustada de AVC em 5 anos foi de 7,3% em pacientes com AR e 5% em pacientes sem AR, demonstrando que a incidência de AVC é significativamente maior em pacientes com AR que desenvolvem FA. Além disso, pacientes com AR foram significativamente menos propensos a receber anticoagulante oral, com odds ratio ajustado de 0,88 (IC 95%: 0,80–0,97).

    Qual o Impacto na Prática?

    Esta coorte sugere que pacientes com AR e FA apresentam maior risco de AVC em comparação a pacientes sem AR. Portanto, é essencial intensificar o controle dos fatores de risco (como hipertensão arterial), tratar condições que favorecem a FA (como apneia obstrutiva do sono) e garantir uma terapia anticoagulante adequada em pacientes com AR e FA, a fim de reduzir o risco de eventos neurológicos isquêmicos.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/pacientes-com-artrite-reumatoide-tem-mais-avcs-e-recebem-menos-anticoagulacao


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.