• Home

    Ozempic e Wegovy Podem Reduzir o Risco de Alzheimer?

    07 de fevereiro de 2025

    2 minutos de leitura

    Qual o contexto?

    Os agonistas do receptor GLP-1 estão sendo cada vez mais usados ​​para tratar diabetes e obesidade. No entanto, a sua eficácia e riscos ainda não foram avaliados  num conjunto abrangente de possíveis resultados benéficos relacionados a outros aspectos de saúde. Por isso, realizou-se este estudo de coorte que mostrou que o uso desta classe medicamentosa foi associado  à redução do risco de diversas condições, incluindo transtornos por uso de substâncias, convulsões, distúrbios neurocognitivos (como doença de Alzheimer e demência), doenças cardiovasculares e certas infecções. No entanto, o estudo também identificou um aumento no risco de distúrbios gastrointestinais, hipotensão, nefrolitíase e pancreatite induzida por fármacos.

    Como o estudo foi feito?

    O estudo utilizou os bancos de dados do Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA para construir uma coorte de indivíduos com diabetes tipo 2, acompanhados por um período médio de aproximadamente 3,5 anos. Foram comparados 215.970 pacientes que iniciaram agonistas de GLP-1 a quatro grupos de controle: pacientes que iniciaram sulfonilureias, inibidores de DPP4 ou inibidores de SGLT2, além de um grupo que manteve o tratamento convencional com hipoglicemiantes não-GLP-1.

    Os desfechos foram analisados por um modelo estatístico ajustado para múltiplas comparações.  O uso de agonistas de GLP-1 foi associado a uma redução significativa no risco de convulsões (HR 0,90), distúrbios neurocognitivos (HR 0,95), demência (HR 0,92) e doença de Alzheimer (HR 0,88). Por outro lado, o tratamento também esteve ligado a um aumento significativo no risco de distúrbios gastrointestinais, como náusea e refluxo gastroesofágico (HR 1,14), pancreatite induzida por fármacos (HR 2,46), hipotensão (HR 1,06) e nefrolitíase (HR 1,15).

    Qual o impacto na prática?

    Esta análise sugere que os agonistas do receptor GLP-1 podem estar relacionados à redução do risco de demência e DA, o que apresenta grande relevância clínica. No entanto, por se tratar de um estudo observacional, não se pode inferir uma relação de causa-efeito entre a classe medicamentosa e o risco menor de demências. Além disso, os riscos identificados, como aumento da incidência de pancreatite e distúrbios gastrointestinais, devem ser considerados na decisão clínica.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/ozempic-e-wegovy-podem-reduzir-o-risco-de-alzheimer


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.