Ômega 3 Melhora Desfechos na Artrite Reumatoide?
04 de setembro de 2024
2 minutos de leitura
Acredita-se que o ômega-3 possui efeitos anti-inflamatórios e pode modificar o metabolismo lipídico na artrite reumatoide (AR), mas os resultados de estudos anteriores são inconsistentes. Para esclarecer essa questão, foi realizada esta metanálise que mostrou que a suplementação de ômega-3 pode melhorar a distribuição de ácidos graxos, o perfil lipídico e alguns desfechos clínicos em pacientes com AR.
Dados das bases PubMed, Web of Science e Embase foram pesquisados até 31 de agosto de 2023. Foram incluídos 18 estudos randomizados controlados, envolvendo um total de 1018 pacientes com AR. Os resultados mostraram que a suplementação com ômega-3 aumenta os níveis de ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosa-hexaenoico (DHA), além de reduzir a relação ômega-6: ômega-3. Em relação ao perfil lipídico, a suplementação demonstrou reduzir os níveis de triglicerídeos. Além disso, a suplementação com ômega-3 pode reduzir a sensibilidade e a dor nas articulações em pacientes com AR.
Esta metanálise, apesar de promissora, não altera a prática clínica atual em relação à suplementação de ômega-3 em pacientes com AR. Ainda não existem dados suficientes sobre a dose ideal a ser suplementada, assim como sobre a relação ideal de DHA e ômega-6:ômega-3 para este perfil de pacientes. Portanto, não há uma indicação formal de suplementação de ômega-3 para a melhora dos desfechos clínicos. A recomendação continua sendo a prática de atividade física regular e a adoção de um padrão alimentar saudável para proporcionar melhores desfechos clínicos-laboratoriais e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com AR.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/omega-3-melhora-desfechos-na-artrite-reumatoide
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.