O Uso de Multivitamínicos Reduz Mortalidade?
07 de agosto de 2024
um minuto de leitura
A população, em geral, utiliza multivitamínicos com o objetivo de prevenir doenças. No entanto, não há evidências suficientes para determinar benefícios ou danos dessa prática. Este estudo de coorte mostrou que o uso de multivitamínicos não foi associado a benefícios relacionados à mortalidade.
Essa coorte utilizou dados de três estudos de coorte prospectivos nos Estados Unidos, cada um com uso basal (avaliado entre 1993 e 2001) e de longo prazo (1998 – 2004) de multivitamínicos. Foram avaliados 390.124 pacientes adultos, sem história de câncer ou outras doenças crônicas. O desfecho primário era mortalidade, e os resultados mostraram que, quando comparados a não-usuários de multivitamínicos, os usuários apresentaram um risco de mortalidade por todas as causas 4% maior.
O estudo apresenta grande relevância para a prática clínica, pois corrobora a ausência de benefício do uso de multivitamínicos em pacientes adultos saudáveis. Assim, pode-se afirmar que qualquer tipo de suplementação vitamínica deve ser individualizada, realizada com indicação médica e baseada nos fatores de risco e histórico de saúde de cada paciente, para que gere benefícios reais e não os exponha a malefícios de uma suplementação mal indicada, tais como intoxicação ou sobrecarga renal.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/o-uso-de-multivitaminicos-reduz-mortalidade
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.