O Uso de Inibidor de Bomba de Prótons é Deletério para Profilaxia de Úlcera de Estresse em Pacientes Críticos Sob Ventilação Invasiva?
05 de julho de 2024
um minuto de leitura
Pacientes críticos estão sob risco de úlcera gastrointestinal induzida por estresse, o que pode causar sangramento gastrointestinal superior. Ainda é incerto se o inibidor de bomba de prótons é benéfico para profilaxia de úlcera de estresse nestes pacientes. Assim, este ensaio clínico foi realizado e demonstrou que o pantoprazol reduziu significativamente o risco de sangramento gastrointestinal superior clinicamente importante em comparação com o placebo, em pacientes críticos sob ventilação invasiva.
4821 pacientes sob ventilação mecânica invasiva em Unidade de Terapia Intensiva foram randomizados para receber pantoprazol 40 mg/dia ou placebo por 90 dias, até a descontinuação da ventilação invasiva ou a morte, o que ocorresse primeiro. Outras intervenções eram realizadas a critério da equipe assistente. Seus resultados mostraram que o uso do pantoprazol levou à ocorrência significativamente menor de sangramento gastrointestinal superior clinicamente importante, quando comparado ao placebo, sem efeito significativo sobre mortalidade.
O estudo apresenta grande relevância, pois mostrou o benefício do uso do pantoprazol para prevenção de úlcera de estresse e sangramento em pacientes críticos sob ventilação mecânica. Ele serve para validar a importância da manutenção desta profilaxia no perfil de pacientes estudado e, dessa forma, impedir complicações hemorrágicas. Outros estudos ainda serão necessários para avaliar o impacto do uso do pantoprazol sobre a mortalidade em pacientes críticos com e sem ventilação mecânica.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/o-uso-de-inibidor-de-bomba-de-protons-e-deleterio-para-profilaxia-de-ulcera-de-estresse-em-pacientes-criticos-sob-ventilacao-invasiva
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.