• Home

    Monitorização Contínua da Glicose: Uma Nova Ferramenta para o Diagnóstico e Tratamento do Pré-diabetes

    16 de outubro de 2024

    3 minutos de leitura

    Confira:

    Recife - PE, 14 de Outubro de 2024. O quarto dia deste proveitoso e esclarecedor CBEM 2024 trouxe novas perspectivas para o diagnóstico e tratamento do pré-diabetes. O uso de sensores de Monitorização Contínua de Glicose (CGM) mostrou-se uma ferramenta promissora para avaliar o comportamento glicêmico desses pacientes e orientar a escolha da melhor conduta terapêutica.

    O pré-diabetes, condição caracterizada por níveis de glicose ligeiramente elevados, representa um fator de risco significativo para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Tradicionalmente, o diagnóstico é feito por meio de exames como a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada (HbA1c). Entretanto, esses testes fornecem apenas uma visão estática do controle glicêmico.

    O CGM, por sua vez, permite monitorar os níveis de glicose continuamente, fornecendo informações detalhadas sobre as variações glicêmicas ao longo do dia e da noite. Essa tecnologia tem sido utilizada com sucesso no tratamento do diabetes tipo 1 e tipo 2, e agora mostra-se promissora para o manejo do pré-diabetes.

    A Importância do CGM no Pré-diabetes

    Estudos apresentados no congresso demonstraram que o CGM pode identificar diferentes perfis glicêmicos em pacientes com pré-diabetes. Indivíduos com maior variabilidade glicêmica, ou seja, com picos e quedas mais acentuados nos níveis de glicose, tendem a apresentar maior risco de progressão para o diabetes tipo 2. Além disso, o CGM pode ajudar a identificar a origem da elevação da glicemia, seja ela pela produção excessiva de glicose pelo fígado ou pela deficiência na produção de insulina pelo pâncreas.

    Essa informação é fundamental para a escolha da melhor estratégia terapêutica. Por exemplo, pacientes com predominância de elevação glicêmica pós-prandial podem se beneficiar de medicamentos que reduzem a absorção de carboidratos, enquanto aqueles com maior produção hepática de glicose podem se beneficiar de medicamentos que aumentem a sensibilidade à insulina.

    Opções Terapêuticas

    O Dr. João Salles, endocrinologista e metabologista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, destacou a importância da individualização do tratamento para o pré-diabetes. Ele também salientou que a metformina é uma opção eficaz para pacientes mais jovens e portadores de obesidade, mas que em outros casos a mudança de estilo de vida pode ser suficiente para prevenir a progressão para o diabetes.

    “O pré-diabetes talvez seja uma entidade tão grave quanto o diabetes tipo 2 e muitas vezes menosprezada pelo paciente”

    Afirma, Dr. João Salles, ressaltando que “cada vez mais vamos lançar mão da monitorização de glicose no paciente pré-diabético”.

    Além da metformina, outras opções terapêuticas como a liraglutida, pioglitazona, acarbose e orlistate foram discutidas, cada uma com suas indicações e efeitos colaterais específicos.

    Próximos Passos

    O uso do CGM no pré-diabetes ainda é uma área em desenvolvimento, e são necessários mais estudos para avaliar o impacto a longo prazo dessa tecnologia na prevenção do diabetes tipo 2. Além disso, é fundamental desenvolver estratégias para tornar o CGM mais acessível e para integrar essa ferramenta na rotina de cuidados dos pacientes com pré-diabetes.

    Em Resumo…

    O CGM representa uma nova ferramenta promissora para o diagnóstico e tratamento do pré-diabetes. Ao fornecer informações mais detalhadas sobre o comportamento glicêmico, o CGM permite uma abordagem mais personalizada e eficaz para a prevenção do diabetes tipo 2.

    Referências

    • Klonoff DC, Nguyen KT, Xu NY, Gutierrez A, Espinoza JC, Vidmar AP. Use of Continuous Glucose Monitors by People Without Diabetes: An Idea Whose Time Has Come? J Diabetes Sci Technol. 2023 Nov;17(6):1686-1697.
    • Zahalka SJ, Galindo RJ, Shah VN, Low Wang CC. Continuous Glucose Monitoring for Prediabetes: What Are the Best Metrics? J Diabetes Sci Technol. 2024 Jul;18(4):835-846.

    Autor do conteúdo

    Caroline Pamponet


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/monitorizacao-continua-da-glicose-uma-nova-ferramenta-para-o-diagnostico-e-tratamento-do-pre-diabetes


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.