Lactato Pré-Hospitalar Melhora Diagnóstico Precoce de Sepse?
24 de fevereiro de 2025
um minuto de leitura
O tratamento rápido da sepse é crucial para reduzir a mortalidade, mas os escores de estratificação de risco usados nos departamentos de emergência (DE) têm limitações na identificação de todos os pacientes com risco aumentado. Este estudo observacional mostrou que a adição do lactato pré-hospitalar (>3 mmol/L) melhorou o reconhecimento precoce de pacientes com suspeita de sepse e maior risco de mortalidade ao chegarem ao pronto-socorro.
Foram incluídos 714 pacientes com suspeita de sepse. O lactato pré-hospitalar foi analisado como variável contínua e em intervalos. Foram realizadas análises em subgrupos conforme os escores RETTS e NEWS2. O desfecho primário foi a mortalidade em 30 dias. Pacientes classificados como maior prioridade RETTS (vermelho) apresentaram lactato significativamente mais alto do que aqueles de menor prioridade (2,5 vs 1,9 mmol/L, p<0,001). No grupo de menor prioridade, o lactato foi maior entre os não sobreviventes (2,4 vs 1,8 mmol/L, p=0,002). Na análise multivariada, lactato >3 mmol/L foi um preditor independente de mortalidade em 30 dias (OR 2,20, p=0,009), com associação ainda mais forte no grupo de menor prioridade RETTS (OR 3,02, p=0,009).
Os resultados sugerem que a mensuração do lactato pré-hospitalar pode auxiliar na identificação precoce de pacientes sépticos com maior risco de mortalidade, especialmente aqueles inicialmente classificados como baixo risco. Essa abordagem pode permitir intervenções mais rápidas, contribuindo para melhores desfechos e redução da mortalidade na sepse.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/lactato-pre-hospitalar-melhora-diagnostico-precoce-de-sepse
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.