Jardinagem Não Está Associada à Progressão dos Sintomas ou Estrutural da Osteoartrite de Joelhos
29 de abril de 2024
um minuto de leitura
Um estudo de coorte investigou a relação entre a jardinagem/trabalho no quintal e a progressão sintomática e estrutural da osteoartrite do joelho em uma grande amostra de participantes. Ao longo de 48 meses, foram avaliados sintomas de dor, piora radiográfica do escore de Kellgren-Lawrence (KL) e estreitamento do espaço articular. Os resultados indicam que a jardinagem/trabalho no quintal não está associada à progressão sintomática ou estrutural da doença.
Os participantes tinham idade ≥ 50 anos e osteoartrite radiográfica em pelo menos um joelho. O nível de atividade de jardinagem/trabalho no quintal foi relatado em uma pesquisa autoadministrada. Dos 1808 joelhos analisados, mais de 60% apresentavam KL grau 2, e 65% exibiam estreitamento do espaço articular medial. Os praticantes e não praticantes tiveram resultados semelhantes em termos de nova dor no joelho (29% vs. 29%), piora do KL (19% vs. 18%) e estreitamento do espaço medial (23% vs. 24%).
Este estudo traz evidências de que a prática da jardinagem pode ser mantida sem preocupações adicionais em pacientes com osteoartrite do joelho. Isso pode melhorar a qualidade de vida desses pacientes, permitindo-lhes continuar desfrutando de atividades que lhes trazem prazer e bem-estar.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/jardinagem-nao-esta-associada-a-progressao-dos-sintomas-ou-estrutural-da-osteoartrite-de-joelhos
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.