Intubação é Segura na Intoxicação Severa por Salicilatos?
27 de maio de 2024
um minuto de leitura
Tradicionalmente, a intubação traqueal e a ventilação mecânica em pacientes com intoxicação severa por salicilatos têm sido desencorajadas devido a preocupações com distúrbios ácido-base. Um estudo observacional e retrospectivo buscou investigar as tendências do pH, complicações e desfechos em pacientes intoxicados por salicilatos que foram intubados.
Um total de 32 adultos com intoxicação severa por salicilatos, apresentando concentrações séricas de salicilato superiores a 40 mg/dL e admitidos em uma unidade de cuidados intensivos, foram analisados ao longo de 14 anos . 34% dos participantes foram submetidos à intubação traqueal. O estudo avaliou as mudanças no pH sérico e a ocorrência de complicações graves, como pressão arterial sistólica inferior a 80 mmHg, saturação de oxigênio abaixo de 80%, ou parada cardíaca, nas primeiras 6 horas após a admissão. A diferença média absoluta no pH, antes e depois da intubação, não foi significativa. Notavelmente, nenhuma complicação grave foi observada durante ou até 6 horas após a intubação e ventilação mecânica.
Os resultados deste estudo desafiam o paradigma atual de evitar a intubação traqueal e a ventilação mecânica em pacientes com intoxicação severa por salicilatos. Ao mesmo tempo, trata-se da experiência de um único centro de amostra pequena e desenho observacional. Essas características diminuem a probabilidade de uma reavaliação das diretrizes de tratamento para a intoxicação por salicilatos.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/intubacao-e-segura-na-intoxicacao-severa-por-salicilatos
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.