Inovação na Terapia RNAi: Plozasiran Alcança Reduções Significativas de Triglicerídeos e APOC3 na Hipertrigliceridemia Severa
20 de maio de 2024
um minuto de leitura
O estudo SHASTA-2, apresentado no Congresso Anual da American College of Cardiology explorou os efeitos de plozasiran, um tratamento investigativo baseado na tecnologia de interferência de RNA (RNAi) para hipertrigliceridemia severa. Este medicamento demonstrou reduções significativas nos níveis de triglicerídeos e Apolipoproteína C-III (APOC3), com melhorias notáveis em diversas lipoproteínas aterogênicas.
O estudo SHASTA-2 foi um ensaio clínico duplo-cego, controlado por placebo, que envolveu 229 adultos com triglicerídeos de jejum elevados. Os participantes foram randomizados em uma razão de 3:1 para receber uma de três doses de plozasiran (10 mg, 25 mg, 50 mg) ou placebo. As injeções subcutâneas foram administradas no primeiro dia e na semana 12, e o acompanhamento continuou até a semana 48.As reduções dependentes da dose em triglicerídeos (endpoint primário) foram de -49%, -53% e -57%, e em APOC3 foram de -68%, -72% e -77% aos 24 semanas, após duas doses de plozasiran. 90.6% dos pacientes tratados alcançaram níveis de triglicerídeos abaixo de 500 mg/dL na semana 48.
Pacientes com hipertrigliceridemia grave tem opções limitadas de tratamento e por isso a importância desse estudo. O objetivo principal do SHASTA-2 foi avaliar a segurança e eficácia do plozasiran e selecionar uma dosagem para estudos clínicos posteriores em pacientes com hipertrigliceridemia severa. Portanto, próximos passos são estudos de fase 3 que confirmaram sua eficácia e segurança em uma população mais ampla.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/inovacao-na-terapia-rnai-plozasiran-alcanca-reducoes-significativas-de-triglicerideos-e-apoc3-na-hipertrigliceridemia-severa
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.