Injúria Renal Aguda Pode Aumentar Risco de Demência
21 de outubro de 2024
um minuto de leitura
Estudos pré-clínicos sugerem que a injúria renal aguda (IRA) pode gerar mudanças bioquímicas e patológicas no cérebro. No entanto, esses estudos possuem um baixo número amostral, o que compromete a confiabilidade dos resultados. Por isso, foi realizado este estudo utilizando dados da coorte SCREAM, que mostraram que pacientes que experimentaram episódios de IRA têm um risco elevado de desenvolver demência.
Foram incluídos 305.122 pacientes com idade ≥ 65 anos, sem diagnóstico prévio de demência, que apresentavam informações sobre função renal da coorte SCREAM (Stockholm Creatinine Measurement). O desfecho primário do estudo foi a ocorrência de diagnóstico clínico de demência. Durante o tempo médio de follow-up de 12,3 anos, 79.888 pacientes (26%) experimentaram pelo menos um episódio de IRA, e foram registrados 47.938 casos incidentes de demência (16%). Os resultados mostraram que a taxa de casos de demência foi de 37 por 1.000 pessoas-ano (IC 95% 36,2 – 37,8) após IRA, aproximadamente 2 vezes maior do que a taxa observada antes do desenvolvimento de IRA (17,3 por 1.000 pessoas-ano, IC 95% 17,2 – 17,5).
Os dados do estudo sugerem que pacientes que experimentaram episódios de IRA têm uma maior chance de desenvolvimento de demência. Por isso, para esses pacientes, recomenda-se a vigilância e o acompanhamento neurológico regular, além da implementação de medidas intensivas para minimizar outros fatores de risco para demência, como o tratamento adequado da hipertensão arterial, dislipidemia e a prevenção e o manejo de arritmias (como a fibrilação atrial).
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/injuria-renal-aguda-pode-aumentar-risco-de-demencia
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.