Inibidores de JAK Aumentam Risco de Infecções em Pacientes com Artrite Reumatoide?
10 de junho de 2024
2 minutos de leitura
Ensaios clínicos randomizados sugerem riscos semelhantes de infecção para inibidores de JAK (JAKi) e DMARDs biológicos (bDMARDs), mas dados de mundo real são escassos. Um estudo de coorte retrospectivo investigou o risco de infecção em pacientes com artrite reumatoide (AR) que iniciaram tratamento com JAKi ou bDMARDs, utilizando dados de uma base de prescrições nacionalmente representativa. Os resultados mostraram que os JAKi estão associados a um risco de infecção maior, especialmente de herpes zoster.
14.989 pacientes adultos com AR que iniciaram um novo tratamento com JAKi ou bDMARDs participaram do estudo. Os resultados mostraram que a taxa de incidência de infecção foi significativamente maior nos usuários de JAKi (48/100 anos-paciente) em comparação com os usuários de bDMARDs (35/100 anos-paciente), com uma razão de taxa de incidência ajustada de 1,22 (IC 95% 1,12-1,33). O risco de infecção por herpes zoster foi maior nos usuários de JAKi em comparação com os usuários de bDMARDs (IRR ajustado 2,65). Em pacientes com mais de 65 anos, as taxas de incidência de infecção foram maiores, mas os riscos relativos foram semelhantes entre os grupos etários.
Apesar dos benefícios terapêuticos dos JAKi, é crucial considerar o risco aumentado de infecções ao decidir entre JAKi e bDMARDs especialmente em pacientes idosos ou com quadro de infecções recorrentes. O risco aumentado de herpes zoster com JAKi é um ponto conhecido e relevante na escolha da terapêutica da AR. Recomendações para vacinação contra herpes zoster podem ser reforçadas para pacientes iniciando tratamento com JAKi.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/inibidores-de-jak-aumentam-risco-de-infeccoes-em-pacientes-com-artrite-reumatoide
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.