Inibidor de Bomba de Prótons Se Associa a Doença de Behçet Intestinal
04 de outubro de 2024
um minuto de leitura
Em pacientes portadores de Doença de Behçet, ainda é incerto se o uso de inibidor de bomba de prótons está associado ao aumento da incidência da forma intestinal da doença. Assim, foi realizada esta coorte retrospectiva que mostrou uma forte associação entre o uso dessa classe medicamentosa e o desenvolvimento da forma intestinal da Doença de Behçet em portadores da doença.
Como o Estudo Foi Feito?
Nesta coorte retrospectiva, foram incluídos 194 pacientes com Doença de Behçet, diagnosticados entre abril de 2005 e novembro de 2023, com um seguimento médio de 12 anos. Durante esse período, 25,3% dos pacientes desenvolveram a forma intestinal da doença. A análise revelou que os usuários de inibidores de bomba de prótons (IBPs) apresentaram uma incidência significativamente maior de Doença de Behçet intestinal em comparação com os não-usuários (P = 0,002). A relação dose/duração também foi confirmada, com os usuários de IBPs apresentando um risco 2,48 vezes maior de desenvolver a forma intestinal da doença. O uso prolongado e em maiores doses de IBPs está diretamente relacionado ao aumento da incidência da Doença de Behçet intestinal.
Esta coorte sugere uma relação significativa entre uso de inibidores da bomba de prótons e incidência de Doença de Behçet intestinal. Dessa forma, recomenda-se precaução na prescrição desta classe medicamentosa em portadores da Doença de Behçet, devido ao risco de complicações associado à forma intestinal da doença.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/inibidor-de-bomba-de-protons-se-associa-a-doenca-de-behcet-intestinal
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.