Infusão Prolongada de Beta-Lactâmicos Reduz Mortalidade em Infecções Graves?
28 de agosto de 2024
um minuto de leitura
As evidências atuais são conflitantes quanto às associações da terapia com β-lactâmicos de infusão prolongada (EI-BL) com os resultados clínicos. Por isso, foi realizado este estudo de coorte, que mostrou que a EI-BL, em adultos com infecções gram-negativas na corrente sanguínea, foi associada à redução da mortalidade em pacientes com doença grave ou infectados por organismos não suscetíveis.
Foram selecionados 4861 pacientes adultos com infecções gram-negativas na corrente sanguínea, admitidos em 24 hospitais dos Estados Unidos entre janeiro e dezembro de 2019, que receberam EI-BL. Esses pacientes foram comparados com adultos portadores da mesma infecção, mas que receberam o mesmo agente antibiótico em infusão intermitente (infusões ≤ 1 hora). O desfecho primário foi a mortalidade, e os resultados mostraram que a odds ratio de mortalidade foi menor no grupo submetido à EI-BL. Além disso, em uma análise estratificada, o benefício de sobrevivência foi identificado apenas em pacientes com doenças graves ou concentrações inibitórias mínimas elevadas. As potenciais vantagens em outros grupos ainda não são claras e precisam ser equilibradas com possíveis eventos adversos.
Para os beta-lactâmicos, o que mais se correlaciona com a ação antimicrobiana é o tempo em que a concentração sérica da medicação se mantém acima das concentrações inibitórias mínimas. Por isso, infusões por períodos prolongados (EI-BL) são mais eficazes, especialmente em pacientes graves com infecções gram-negativas na corrente sanguínea ou portadores de bactérias resistentes. As informações descritas puderam ser adequadamente confirmadas neste estudo de coorte.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/infusao-prolongada-de-beta-lactamicos-reduz-mortalidade-em-infeccoes-graves
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.