• Home

    ICO 2024 - Guerra entre Dietas: Desvendando o Modelo de Carboidratos-Insulina e o Modelo de Equilíbrio Energético

    01 de julho de 2024

    2 minutos de leitura

    Qual o Contexto?

    Qual é a melhor dieta para emagrecimento? Existe uma dieta perfeita? Baixo carboidrato? Alta proteína? Cetogênica? Mediterrânea? Jejum intermitente? A literatura mostra que diferentes dietas, quando aplicadas em longo prazo, apresentam resultados semelhantes. Então, será que o segredo está no jejum intermitente? Ou na dieta cetogênica? Qual modelo seguir: 16/8h ou 24h? Quantas vezes por semana? Por quanto tempo? Para esclarecer essas dúvidas, ouvimos o Prof. Kevin Hall no Congresso Internacional de Obesidade 2024, que trouxe algumas respostas interessantes sobre o assunto.

    Resumo da Aula/Palestra

    O Prof. Kevin trouxe toda sua experiência prática e científica, apresentando dados de diversas publicações de seu grupo sobre o impacto de diferentes padrões de dieta no emagrecimento. Ele iniciou debatendo o modelo energético para perda de peso com base na teoria do modelo carboidrato/insulina. Reforçou o papel da hiperinsulinemia pós-prandial, que aumenta o estoque de gordura, libera citocinas inflamatórias, altera o hipotálamo e aumenta a fome, associado à redução do gasto energético, levando ao ganho de peso crônico e progressivo.

    Quanto ao impacto das dietas, apresentou dois grandes estudos. No primeiro, publicado na revista Cell Metabolism em 2015, demonstrou que a dieta de baixo carboidrato foi mais eficiente que a de baixo teor de gordura na redução de massa gorda, com maior oxidação de gordura. Já em 2021, na revista Nature Medicine, avaliaram dois modelos cruzados, com um grupo em dieta de baixo carboidrato (10% do valor calórico total) e alto teor de gordura (75%), comparado com dieta de alto carboidrato (75%) e baixo teor de gordura (10%). O que os autores observaram? Na dieta de baixo carboidrato/alto teor de gordura, verificaram níveis de insulina pós-prandial significativamente mais baixos, com um pico importante de insulina na dieta de alto carboidrato/baixo teor de gordura, que se igualou após 4 horas. No entanto, quanto ao consumo calórico e fome, não houve diferença entre os grupos, tanto em fome, saciedade e capacidade de comer (relato dos participantes). O consumo calórico medido foi significativamente menor no grupo de alto carboidrato/baixo teor de gordura nos primeiros 14 dias, refletindo em uma maior perda de massa gorda.

    Finalizou mostrando o impacto da dieta ultraprocessada versus não processada (publicação na revista Cell Metabolism 2019), que demonstrou um aumento expressivo no consumo calórico no grupo ultraprocessado.

    Qual o Impacto na Prática?

    Não há receita de “bolo” quando falamos em dieta e emagrecimento. Os dados mostram o papel da gordura e dos ultraprocessados no aumento do consumo energético e ganho de peso. A melhor dieta deve envolver restrição calórica e de gordura, com melhores resultados em relação à dieta com excesso de gordura (cetogênica). É importante dar atenção àqueles que acreditam que a única dieta eficaz é de baixo carboidrato e aos pacientes "carbofóbicos". O carboidrato tem um papel importante na massa muscular e no metabolismo, com uma relação de 1 para 4 kcal, enquanto a gordura tem 1 para 9 kcal. Cada plano alimentar deve ser individualizado e adaptado à realidade de cada paciente, acompanhado por um nutricionista para melhores resultados.

    Texto elaborado por: Dr. Frederico Maia, Endocrinologista, pós-doc pela UNICAMP


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/ico-2024-guerra-entre-dietas-desvendando-o-modelo-de-carboidratos-insulina-e-o-modelo-de-equilibrio-energetico


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.