Hormônios Sexuais Aumentam a Mortalidade em Homens?
24 de julho de 2024
um minuto de leitura
Ainda é bastante controverso se hormônios sexuais circulantes podem impactar a mortalidade geral e cardiovascular em pacientes do sexo masculino. Por isso, foi realizada esta revisão sistemática de literatura até julho/2019 (e com pesquisas-ponte até março/2024), que mostrou que homens com testosterona baixa, LH (hormônio luteinizante) elevado ou concentrações baixas de estradiol apresentam maior taxa de mortalidade por todas as causas.
Selecionados estudos de coorte retrospectivos de homens residentes na comunidade, com esteroides sexuais medidos por espectrometria de massa e, pelo menos, 5 anos de follow-up. As variáveis independentes eram testosterona, globulina ligadora de hormônios sexuais (SHBG), LH, di-hidrotestosterona (DHT) e estradiol. Os desfechos primários eram mortalidade por todas as causas, morte cardiovascular e incidentes de doença cardiovascular. Seus resultados mostraram que homens com testosterona baixa, LH elevado ou concentrações muito baixas de estradiol apresentam maior taxa de mortalidade por todas as causas. A concentração de SHBG foi associada positivamente e a concentração de DHT foi não-linearmente associada com mortalidade por todas as causas e mortalidade cardiovascular.
Eis uma análise bastante interessante, mas que deve ser interpretada com cautela, por se tratar de uma revisão de literatura, com heterogeneidade importante entre os estudos. Dessa forma, ela não muda condutas, por ora: para inferirmos uma relação direta entre níveis circulantes de hormônios sexuais e mortalidade por todas as causas e cardiovascular em homens, serão necessários estudos randomizados robustos.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/hormonios-sexuais-aumentam-a-mortalidade-em-homens
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.