• Home

    Guselkumabe Melhora Desfechos em Artrite Psoriática Refratária a Anti-TNF?

    14 de fevereiro de 2025

    2 minutos de leitura

    Qual o contexto?

    A artrite psoriática (AP) é uma doença inflamatória crônica e, quando há resposta inadequada aos inibidores do fator de necrose tumoral (anti-TNF), os desfechos clínicos tendem a ser piores. Nesse cenário, novas opções terapêuticas são necessárias. Por isso, este ensaio clínico randomizado avaliou o efeito do guselkumabe e demonstrou que ele pode melhorar desfechos clínicos em pacientes com AP refratária ao tratamento com anti-TNF.

    Como o estudo foi feito?

    Pacientes com AP ativa (contagem de articulações sensíveis e inchadas ≥3) e falha ao tratamento com anti-TNF foram randomizados (2:1) para receber guselkumabe 100 mg na semana 0, semana 4 e, depois, a cada 8 semanas até a semana 44, ou placebo com cruzamento para guselkumabe na semana 16 ou 24. O principal desfecho avaliado foi a resposta articular (ACR 20/50/70), além de entesite, dactilite, melhora cutânea (PASI 90/100), avaliação global e medidas compostas. Os resultados mostraram que, na semana 24, as taxas de resposta ACR 20 e ACR 50 foram significativamente maiores no grupo guselkumabe (50% vs. 28%, OR 2,6; IC 95% 1,5-4,6 e 23% vs. 8%, OR 3,2; IC 95% 1,4-8,3, respectivamente), com padrões semelhantes observados até a semana 48.

    Qual o impacto na prática?

    O estudo sugere que o guselkumabe pode ser uma alternativa eficaz para pacientes com AP que não respondem aos inibidores de TNF. Aprovado pela ANVISA para o tratamento da AP desde 2020, seu uso pode ser considerado sozinho ou em combinação com metotrexato (MTX), para pacientes adultos que tiveram uma resposta inadequada ou que foram intolerantes a uma terapia prévia com DMARDs.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/guselkumabe-melhora-desfechos-em-artrite-psoriatica-refrataria-a-anti-tnf


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.