Fragilidade e Delirium Pioram Desfechos em Insuficiência Cardíaca
13 de novembro de 2024
um minuto de leitura
O impacto combinado de fragilidade e delirium na mortalidade hospitalar e no encaminhamento pós-alta de pacientes idosos com insuficiência cardíaca aguda descompensada (ICAD) ainda não é bem compreendido. Este estudo observacional foi conduzido para explorar essa relação e revelou que tanto a fragilidade quanto o delirium, de forma isolada e em combinação, estão associados a piores desfechos clínicos, como maior mortalidade hospitalar e encaminhamento para cuidados não domiciliares após a alta.
Este estudo observacional incluiu um total de 3.577.433 internações de pacientes com insuficiência cardíaca aguda descompensada. A análise indicou que delirium, risco moderado de fragilidade e risco alto de fragilidade aumentaram significativamente as chances de mortalidade hospitalar, com razões de chances (OR) de 3,74, 4,02 e 8,63, respectivamente. Da mesma forma, esses fatores elevaram significativamente as chances de alta para cuidados especializados não domiciliares. Quando combinados delirium e alto risco de fragilidade, observou-se a maior OR para mortalidade hospitalar, chegando a 12,18, e para alta não domiciliar, com OR de 14,01, em comparação com pacientes sem delirium e com baixo risco de fragilidade.
Este estudo reforça a importância de um seguimento ambulatorial cuidadoso e manejo otimizado da insuficiência cardíaca em idosos frágeis, visando prevenir hospitalizações desnecessárias. Em casos de internação, pacientes com ICAD e com alto risco de fragilidade e delirium apresentam maior risco de mortalidade e de perda funcional significativa. Reconhecer e gerenciar precocemente esses fatores pode melhorar os desfechos clínicos e a qualidade de vida dos pacientes.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/fragilidade-e-delirium-pioram-desfechos-em-insuficiencia-cardiaca
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.