EULAR 2024 - Rituximabe é Eficaz para LES Neuropsiquiátrico no Mundo Real?
14 de junho de 2024
2 minutos de leitura
O LES neuropsiquiátrico (NPSLE) é uma causa de morbidade e mortalidade significativas, frequentemente excluído de ensaios clínicos randomizados. O rituximabe (RTX) é recomendado pelas diretrizes europeias para o tratamento do NPSLE, com evidências baseadas em pequenas séries de casos com menos de 50 pacientes. Portanto, existe pouco embasamento na definição de tratamento. Um estudo apresentado no EULAR 2024 mostra os efeitos do rituximabe na maior coorte relatada de pacientes com NPSLE tratados com rituximabe.
108 pacientes com idade mediana de 41 anos e duração da doença de 4 anos foram avaliados. Pacientes com NPSLE ativo foram definidos por pontuações específicas nos domínios neuropsiquiátricos do BILAG-2004 ou SLEDAI-2K. A melhora foi definida por redução nas pontuações NP-BILAG ou resolução da pontuação NP-SLEDAI. A maioria usou esteroides orais (80%). A dose mediana de prednisona foi de 15 mg. Comparados àqueles sem envolvimento NP, os pacientes com NPSLE tinham mais dano e eram mais propensos a apresentar atividade da doença em mais de um domínio. A resposta ao rituximabe foi observada em 71% e 74% dos pacientes com NPSLE aos 6 e 12 meses, respectivamente.
Nesta coorte, o rituximabe foi eficaz no tratamento do NPSLE moderado a grave e está associado a uma dose menor de esteroides aos 6 meses. Os dados do trabalho reforçam a conduta de considerar o rituximabe em pacientes com quadros graves e com falha a terapia com ciclofosfamida. Assim como em estudos anteriores, o NPSLE foi observado no contexto de doença multissistêmica ativa e em pacientes com episódios prévios.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/eular-2024-rituximabe-e-eficaz-para-les-neuropsiquiatrico-no-mundo-real
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.