Estratégias Dietéticas Diferentes Impactam Sono em Obesos?
20 de dezembro de 2024
2 minutos de leitura
O jejum intermitente (JI) e a restrição calórica diária (RCD) são estratégias dietéticas que resultam em perda de peso semelhante em adultos com obesidade após 12 meses. Entretanto, o impacto dessas abordagens na qualidade do sono ainda não era claro. Esta análise secundária de um estudo randomizado avaliou se a perda de peso promovida por JI e RCD influencia parâmetros do sono nessa população, concluindo que não há impacto significativo nos indicadores analisados ao longo de um ano.
Noventa participantes foram randomizados em três grupos por 12 meses: JI (consumo de alimentos apenas entre 12h e 20h), RCD (restrição calórica diária de 25%) e controle (sem intervenção). Ao final do estudo, a perda de peso foi de 4,61 kg no grupo JI e 5,42 kg no grupo RCD, sem diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos (diferença de 0,81 kg; IC 95%, 3,07 a 4,69; p=0,68). Quanto aos parâmetros do sono (qualidade autorreferida, duração, gravidade da insônia e risco de apneia obstrutiva), não foram observadas mudanças significativas em nenhum dos grupos após 12 meses.
Embora esta análise não tenha encontrado melhora nos parâmetros do sono com a perda de peso induzida por JI ou RCD, sabe-se que a redução do peso e da circunferência abdominal contribui para reduzir o risco de apneia e melhorar a qualidade do sono. Assim, independentemente do protocolo dietético, recomenda-se uma dieta equilibrada associada à prática de atividade física (musculação e exercícios aeróbicos), visando benefícios no sono, na saúde cardiovascular e no manejo da obesidade.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/estrategias-dieteticas-diferentes-impactam-sono-em-obesos
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.