Estatina em Alta Dose Reduz o Risco de Recorrência de AVC Isquêmico?
12 de agosto de 2024
2 minutos de leitura
As estatinas são usadas para o tratamento de pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico e risco de eventos cerebrovasculares secundários. No entanto, ainda é desconhecido se doses mais altas da medicação trazem benefícios na profilaxia da recorrência do AVC. Este estudo de coorte mostrou que a terapia com estatinas em altas doses pode não reduzir o risco de recorrência de AVC isquêmico leve e não cardiogênico, mas pode aumentar o risco de hemorragia intracraniana.
Dados de 2.950 pacientes com AVC isquêmico agudo, leve e não cardiogênico, que receberam estatina em dose alta (Rosuvastatina 20 mg ou Atorvastatina 40–80 mg) ou moderada (Atorvastatina 10–20 mg; Rosuvastatina 5–10 mg; Sinvastatina 20–40 mg; Pitavastatina 2–4 mg ou Pravastatina 40–80 mg) foram incluídos para análise de eventos em 3 meses. Devido à perda de follow-up, dados de 2.764 pacientes foram analisados em 12 meses. O desfecho primário de eficácia foi a recorrência de AVC isquêmico e o desfecho primário de segurança foi hemorragia intracraniana. Os resultados mostraram que a recorrência de AVC isquêmico ocorreu de forma similar nos pacientes que usaram doses altas ou moderadas de estatina em 3 e 12 meses, ao passo que o uso de estatina em alta dose associou-se a um maior risco de hemorragia intracraniana em 3 e 12 meses.
Em casos de AVC isquêmico agudo leve, as estatinas em doses elevadas podem não ser benéficas, contrariando o que é frequentemente feito na prática clínica. Na prática, estatinas em doses moderadas parecem ser mais apropriadas para a prevenção secundária no perfil de pacientes estudado. Assim, a estratégia terapêutica com estatinas para profilaxia de recorrência de eventos em pacientes com AVC isquêmico deve levar em consideração a gravidade do AVC (se leve ou grave) e o risco cardiovascular do paciente.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/estatina-em-alta-dose-reduz-o-risco-de-recorrencia-de-avc-isquemico
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.