Epilépticos Possuem Mais Comorbidades Multipsiquiátricas?
05 de agosto de 2024
um minuto de leitura
Pacientes epilépticos possuem maior risco de desenvolver comorbidades psiquiátricas do que a população geral, mas a prevalência dessas comorbidades no perfil de pacientes avaliado ainda é pouco conhecida. Esta revisão sistemática foi realizada para investigar essa questão e comprovou a alta incidência de comorbidades psiquiátricas em pacientes epilépticos, evidenciando também que poucos estudos avaliaram empiricamente a extensão dessas comorbidades e suas consequências prognósticas.
A busca por dados foi realizada no Ovid MEDLINE, Embase e PsycINFO, desde janeiro de 1945 até junho de 2023, e foram selecionados estudos que descreviam comorbidades multipsiquiátricas em pacientes epilépticos, em comparação com pessoas sem epilepsia. Foram considerados elegíveis para análise 15 estudos, que mostraram que a prevalência de comorbidades multipsiquiátricas foi maior em pacientes epilépticos quando comparada à prevalência em pacientes não-epilépticos. No entanto, esta revisão sistemática destaca que poucos estudos avaliaram empiricamente a extensão das comorbidades multipsiquiátricas nos pacientes epilépticos e suas associações e consequências prognósticas.
Esta revisão sistemática enfatiza a necessidade de uma abordagem multidisciplinar para pacientes epilépticos, que apresentam alto risco de comorbidades psiquiátricas. É crucial realizar monitoramento regular de saúde mental e integrar cuidados com psiquiatras e psicólogos. Educar pacientes e familiares sobre os riscos psiquiátricos e personalizar o tratamento antiepiléptico são medidas essenciais. Além disso, estabelecer seguimento longitudinal e desenvolver protocolos clínicos específicos pode melhorar significativamente o manejo e a qualidade de vida dos pacientes epilépticos.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/epilepticos-possuem-mais-comorbidades-multipsiquiatricas
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.