• Home

    EndoSociety 2024 -Qual a história natural dos microadenomas hipofisários não funcionantes?

    04 de junho de 2024

    um minuto de leitura

    Qual o contexto?

    Nos últimos anos vem aumentando a detecção de microadenomas hipofisários em exames de imagem tanto devido à maior sensibilidade dos exames quanto pela maior frequência de realização desses exames. Diante de um paciente com esse achado, como realizar a investigação e o acompanhamento?

    Como o estudo foi feito?

    Em um estudo multicêntrico conduzido no Reino Unido (Hamblin, et al. EJE, 2023) com seguimento médio de 3,5 anos foi encontrada uma taxa de crescimento de 2,7% (IC 95%: 2,0-3,5) por 100 pessoas-ano. Foram excluídas lesões císticas. O crescimento médio foi de 2 mm e a média de tempo de detecção de crescimento foi de 3 anos. A maior parte dos casos de hipopituitarismo (85%) ocorreu em adenomas maiores que 5 mm. Adenomas com menos de 5 mm foram associados apenas com hipogonadismo. Apenas 0,6% dos pacientes foram diagnosticados com hipopituitarismo durante o seguimento e foi associado com crescimento maior que 1 cm. Limitações do estudo foram: o diagnóstico de adenoma não funcionante não confirmado por avaliação anatomopatológica, interpretação dos exames de imagem não foi unificada, não foi realizado um seguimento de muito longo prazo.

    Qual o impacto na prática?

    Microadenomas hipofisários não funcionantes tem baixa probabilidade de crescimento durante os primeiros três anos do diagnóstico. Manter o seguimento de imagem inicial em um período de três anos é considerado seguro. Desenvolvimento de novo hipopituitarismo é extremamente raro, não sendo recomendado repetir avaliação hormonal hipofisária na ausência de crescimento da lesão.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/endosociety-2024-qual-a-historia-natural-dos-microadenomas-hipofisarios-nao-funcionantes


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.