EASD 2024 - Qual É a Resposta à Insulina Após Diferentes Modalidades de Exercício Físico?
11 de setembro de 2024
um minuto de leitura
Atividade física é eficiente ao melhorar a sensibilidade à insulina. Porém, ainda não foi investigado se esse benefício depende da modalidade do exercício. Diante disso, esse tema foi abordado pela Dra. Nina Sloth Nielsen durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.
A palestrante inicia explicando que o seu estudo é inicial, sem análise estatísitca dos dados até o momento, e investigou o aumento da sensibilidade à insulina após diferentes tipos de exercícios agudos em indivíduos inativos com idade superior a 40 anos e IMC ≥ 25 kg/m². Foram realizados três tipos de exercícios: aeróbico contínuo, treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) e treino de força. A sensibilidade à insulina foi medida 24 e 48 horas após o exercício por meio do índice de Matsuda, com aumentos discretos observados: após o exercício aeróbico (3,6 e 4,0 A.U.), HIIT (3,8 e 3,9 A.U.) e treino de força (3,6 e 4,1 A.U.). No entanto, houve grande variação interindividual, com mudanças variando de -52% a 110%. A Dra. Nielsen destaca que a variação intraindividual média entre intervenções foi de 22,6%, destacando a importância de identificar fatores individuais que influenciam as respostas ao exercício.
Na prática clínica, esses resultados sugerem que a resposta à insulina após o exercício pode ser influenciada por fatores individuais, como características genéticas e fisiológicas. Identificar esses fatores é importante para personalizar programas de exercício e maximizar seus benefícios.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/easd-2024-qual-e-a-resposta-a-insulina-apos-diferentes-modalidades-de-exercicio-fisico
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.