EASD 2024 - Quais São os Efeitos da Semaglutida e da Empagliflozina na Ressonância Magnética Renal?
10 de setembro de 2024
um minuto de leitura
A descoberta do papel da semaglutida e da empagliflozina na prevenção da doença renal do diabetes marca um novo capítulo no tratamento da diabetes. Esses medicamentos foram estudados através de ressonância magnética dos rins. Diante disso, esse tema foi abordado pela Dra. Liv Vernstrom Hald durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.
A palestrante inicia mostrando o desenho do estudo analisou que os efeitos da semaglutida, empagliflozina e sua combinação sobre o sinal de sódio renal, utilizando ressonância magnética. A Dra. Hald explica que foi uma análise secundária pré-especificada de um ensaio clínico randomizado. Os resultados mostraram que ambos os medicamentos, sozinhos ou combinados, alteraram o sinal de sódio nos rins, sugerindo potenciais efeitos benéficos para a função renal. Esses achados são importantes, pois indicam um novo mecanismo de proteção renal em pacientes que utilizam essas terapias para diabetes tipo 2.
Na prática clínica, a semaglutida e a empagliflozina são medicamentos eficazes na prevenção da doença renal crônica causada pelo diabetes.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/easd-2024-quais-sao-os-efeitos-da-semaglutida-e-da-empagliflozina-na-ressonancia-magnetica-renal
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.