EASD 2024 - O Tempo Acima e Não o Tempo Abaixo da Meta Está Associado à Mortalidade Em Pacientes Idosos Com Diabetes Tipo 2: Resultados do Estudo HYPOAGE
13 de setembro de 2024
um minuto de leitura
Há escassez de dados da vida real sobre o controle da glicemia em pacientes idosos com diabetes tipo 2 (DT2). Diante disso, esse tema foi abordado pela Dra. Sarra Smati-Grangeon durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.
O palestrante inicia explicando que o seu estudo investigou o controle glicêmico em pacientes idosos com diabetes tipo 2 tratados com insulina, usando monitorização contínua da glicose (CGM) por 28 dias. A amostra incluiu 141 pacientes com idade média de 81,5 anos, e 30% apresentaram tempo acima do intervalo recomendado de glicemia (>250 mg/dL) superior a 10% (TAR2). Esses pacientes eram mais velhos, com menor IMC, maior HbA1c e menor chance de estar em boas condições geriátricas. A análise multivariada mostrou que TAR2 > 10% foi associado a maior HbA1c e menor IMC, além de estar relacionado a uma menor sobrevida em 1 ano. A Dra. Smati-Grangeon reforça que a redução do tempo em hiperglicemia deve ser uma prioridade no manejo de DT2 em idosos.
Na prática clínica, a hiperglicemia é comum em pacientes idosos com diabetes tipo 2 e está associada a um risco aumentado de mortalidade.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/easd-2024-o-tempo-acima-e-nao-o-tempo-abaixo-da-meta-esta-associado-a-mortalidade-em-pacientes-idosos-com-diabetes-tipo-2-resultados-do-estudo-hypoage
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.