EASD 2024 - Neurônios GIPR em Diferentes Regiões do Hipotálamo Desempenham Papéis Distintos na Regulação do Comportamento Alimentar
10 de setembro de 2024
um minuto de leitura
O receptor do polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose (GIPR) é amplamente expresso no cérebro e necessário para os efeitos terapêuticos dos agonistas GIP/GLP-1 na redução de peso corporal. No entanto, os caminhos de sinalização que mediam esse efeito ainda não estão completamente esclarecidos. Diante disso, esse tema foi abordado pelo Dra. Natalie Figueredo Burgos durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.
A palestrante inicia explicando que seu estudo investigou como neurônios expressando o receptor GIP em diferentes núcleos do hipotálamo afetam o comportamento alimentar. A ativação desses neurônios no núcleo paraventricular (PVH) e na região caudal do hipotálamo (cMBH) aumentou o gasto energético e diminuiu a ingestão alimentar. Neurônios GIPR no PVH reduziram o número de refeições (aumentando a saciedade), enquanto os neurônios GIPR no cMBH diminuíram a duração das refeições (aumentando a saciação). A Dra. Burgos conclui que esses neurônios também apresentam projeções distintas para outras regiões do cérebro, sugerindo que eles utilizam mecanismos de sinalização diferentes.
Na prática clínica, esses resultados destacam a heterogeneidade dos neurônios GIPR e a importância de entender suas funções específicas para o desenvolvimento de terapias para obesidade e diabetes.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/easd-2024-neuronios-gipr-em-diferentes-regioes-do-hipotalamo-desempenham-papeis-distintos-na-regulacao-do-comportamento-alimentar
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.