• Home

    EASD 2024 - HOOK1: Um Potencial Novo Gene Alvo Para a Obesidade?

    12 de setembro de 2024

    um minuto de leitura

    Qual o Contexto?

    O tecido adiposo visceral omental (OVAT) associa-se a um risco aumentado de doenças metabólicas em comparação com o tecido adiposo subcutâneo (SAT). Estudar tais tecidos adiposos pode orientar novos alvos para o tratamento da obesidade. Diante disso, esse tema foi abordado pela Dra. Stina Svensson durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.

    Resumo da Palestra:

    A palestrante inicia Este estudo investigou o tecido adiposo visceral omental (OVAT), associado a maior risco de doenças metabólicas, em comparação ao tecido adiposo subcutâneo (SAT), buscando novos alvos para a obesidade. Foram analisadas amostras emparelhadas de OVAT e SAT de 78 pacientes obesos (IMC >35) durante cirurgias bariátricas, utilizando ATAC-seq, RNA-seq e metilação de DNA. Identificaram-se 39 genes superexpressos em OVAT, e a análise de metilação do DNA e ATAC-seq destacou 19 alvos com cromatina aberta na região promotora. O gene HOOK1 foi selecionado como um novo alvo, com maior expressão em OVAT (p <0,001). A expressão gênica em OVAT mostrou correlação negativa com o IMC (p = 0,044), e a metilação de DNA correlacionou-se com IMC, circunferência do quadril, e marcadores de função hepática e tireoidiana. A Dra. Svensson conclui que HOOK1 é um potencial alvo para obesidade e suas correlações clínicas.

    Qual o Impacto na Prática?

    Na prática clínica, tais resultados contribuem para um melhor entendimento dos mecanismos moleculares envolvidos na obesidade e podem orientar futuras pesquisas sobre possíveis intervenções terapêuticas envolvendo o gene HOOK1.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/easd-2024-hook1-um-potencial-novo-gene-alvo-para-a-obesidade


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.